Rondônia, quinta-feira, 22 de outubro de 2020
Últimas Notícias   Rondoniagora.com no Facebook Rondoniagora.com no Twitter Rondoniagora.com no Youtube

Geral

Publicado em Sexta, 11 de Dezembro de 2009 - 14h45

Sesau anuncia dia 22 de dezembro resultado final dos aprovados em residência médica

RONDONIAGORA


A Secretaria Estadual de Saúde (Sesau) e a Comissão de Processo Seletivo de Residência Médica do Hospital de Base Dr. Ary Pinheiro irão divulgar no próximo dia 22 o resultado final das provas realizadas no último dia 06 de dezembro. De 29 a 15 de janeiro de 2010, os profissionais selecionados serão convocados para efetuar a matrícula, para o início das aulas no próximo ano.

Segundo o secretário estadual de Saúde, Milton Moreira, participaram do certame 50 profissionais médicos de diversos estados, sendo que apenas 22 estarão sendo especializados. Para a especialização em cirurgia geral 03 vagas estarão sendo disponibilizadas, para um curso de dois anos de duração; clínica médica, 01 vaga e dois anos de duração; ginecologia e obstetrícia 04 vagas 03 de duração; infectologia 03 vagas e três anos de duração; ortopedia e traumatologia 02 vagas, com três anos de duração, pediatria, 04 vagas e a duração de dois anos. A carga horária é de 60 horas, de segunda a sexta-feira.

Residência em UTI

Os investimentos do governo estadual na área de saúde não param por aí. Segundo o diretor-geral do Hospital de Base, médico Amado Rahhal, o Ministério da Educação (MEC) deverá se manifestar nos próximos dias quanto à solicitação da liberação de mais uma especialidade médica. Trata-se da terapia intensiva adulto. “Estamos aguardando até o dia 16 o MEC liberar a terapia intensiva, já que comunicamos que pretendemos fazer à seleção dos candidatos em janeiro e dar início as atividades no primeiro dia útil de 2010”, declarou Rahhal.

Ele disse ainda que a residência médica realizada em Rondônia no Hospital de Base e no Centro de Medicina Tropical de Rondônia (Cemetron) disponibiliza aos bolsistas os mesmo valores da tabela federal, com uma diferença: os recursos saem dos cofres do Estado e acompanham os ajustes no âmbito nacional.

Destacou ainda que a residência médica é muito importante ser realizada no Estado, uma vez que os médicos que saem daqui para especiliazar-se em outros centros ao término do curso opta em não retornar ao Estado. “A realização da residência também é uma tentativa de aproveitar o profissional capacitado aqui mesmo em Rondônia”, declarou, destacando que o governo estadual paga um dos melhores salários à categoria, de R$ 9 mil, para uma jornada de 40 horas semanais.

Formandos

A primeira turma de residentes em Rondônia sairá em janeiro do próximo ano, sendo que alguns bolsistas já serão aproveitados no próprio quadro do governo, já foram aprovados no último concurso devendo tomar posse nos primeiros dias de fevereiro. Serão 03 em cirurgia, 03 em clinica médica, 03 em pediatria, 03 ginecologia, 03 em infectologia, e 01 em ortopedia.
O que é

Ao contrário do que muitos imaginam, a residência médica não é morar no ambiente de trabalho e sim uma modalidade de ensino de pós-graduação, sob a forma de curso de especialização, caracterizada por treinamento de serviço, em regime de tempo integral.

A residência médica, que terá início no dia 01 de fevereiro, no Hospital de Base e Cemetron, terá como supervisores os seguintes médicos: Marcio de Carvalho (clínica médica) Renato Roriz (cirurgia geral), Maria de Conceição Ribeiro (ginecologia), Fátima Sankari (pediatria), Carlos André Trech (ortopedia), e Estela Tarallo (infectologia).

“Este é o segundo processo seletivo de residência medica feito pelo estado. O trabalho é pioneiro está revolucionando o processo de ensino da medicina em Rondônia, pois o funcionamento dos cursos de residência contribui diretamente na formação e fixação de médicos no estado, falou o secretário Milton Moreira, destacando ainda o sucesso que está sendo a primeira residência médica que termina em janeiro de 2010.

Rondoniagora.com





2016 © Rondoniagora.com - Jornal Rondoniagora é uma publicação de Central de Jornalismo, Produção, Marketing e Assessoria Ltda. Todo o noticiário, incluindo vídeos, não podem ser publicados, retransmitidos por broadcast, reescritos ou redistribuídos sem autorização escrita da direção, mesmo citando a fonte.

Avenida Guaporé, 4248 - Bairro Igarapé - Porto Velho - RO (69) 3225-9705

Desenvolvido por
Idalus Internet Solutions