Rondônia, quarta-feira, 1 de dezembro de 2021
Últimas Notícias   Rondoniagora.com no Facebook Rondoniagora.com no Twitter Rondoniagora.com no Youtube

Geral

Publicado em Terça, 05 de Outubro de 2021 - 11h42

Sesi Saúde de Rondônia chama a atenção para os perigos da hipertensão

da Assessoria


Sesi Saúde de Rondônia chama a atenção para os perigos da hipertensão

Conhecida popularmente como pressão alta, a hipertensão é caracterizada por uma pressão arterial acima de 140 x 90 milímetros de mercúrio (mmHg), que se mantém em várias medições, feitas em dias diferentes. Hoje se considera que a pressão está ótima quando o valor de medição fica na faixa de 12 por 8 — ou, como preferem os especialistas, 120 por 80 (mmHg).

De acordo com o médico Celso Eduardo Machado, do Sesi Saúde de Vilhena, a hipertensão, ou pressão alta, é uma condição silenciosa, que, na maioria dos casos, não causa qualquer tipo de sintoma. “A melhor forma de se identificar a hipertensão é fazer medições regulares da pressão arterial e uma boa estratégia pode ser fazer duas ou três vezes por ano com o clínico geral ou o médico de família, por exemplo”, afirma.

Quando a hipertensão não é identificada e tratada adequadamente, explica Machado, podem passar vários anos em que a pressão se mantém alta e vai criando pequenas lesões nos vasos e nos órgãos de todo o corpo. “Pessoas com hipertensão descontrolada também têm maior risco de desenvolver aneurismas da aorta e até infarto”, pontua.

Ainda conforme o médico do Sesi Saúde de Vilhena, a hipertensão pode ser do tipo primária ou secundária. “O tratamento varia de acordo com o tipo de hipertensão. Isto porque, no caso da hipertensão secundária é muito importante identificar a causa e iniciar um tratamento direcionado para corrigir a doença ou problema que está na origem da pressão alta. Já nas situações de hipertensão primária, que é o tipo mais comum, normalmente são necessárias alterações do estilo de vida e até medicamentos para regular diretamente a pressão”.

Doutor Machado acrescenta que embora existam vários remédios capazes de diminuir a pressão arterial, geralmente só são indicados pelo médico quando não é possível regular a pressão arterial apenas com as mudanças de estilo de vida, como melhorar a alimentação e fazer exercício físico de forma regular.

“A hipertensão é uma condição que também pode acontecer, por exemplo, durante a gravidez, e que deve ser bem controlada para evitar o surgimento de complicações que coloquem em risco a vida da gestante ou do bebê”, alerta Machado. “Uma complicação que pode surgir com o aumento da pressão arterial durante esta fase é a pré-eclâmpsia, que é caracterizada por um aumento constante da pressão arterial e lesões em diferentes órgãos do corpo, especialmente rins, pulmões e fígado, além de aumentar o risco de prematuridade e aborto.

Ele lembra que quando a mulher suspeita de pressão alta na gravidez deve consultar o obstetra e iniciar o tratamento adequado, que normalmente inclui o uso de medicamentos e alterações na dieta, a fim de evitar todas as complicações.

Sesi Saúde em Rondônia

As unidades do Sesi Saúde de Rondônia presentes nos municípios de Porto Velho, Ariquemes, Cacoal, Ji-Paraná e Vilhena ofertam o mesmo atendimento à indústria e à comunidade disponibilizando serviços como diagnósticos, exames, programas legais e consultorias.

As equipes formadas por profissionais especializados atendem nas áreas da odontologia, consultas com clínico geral, ginecologista, nutricionista, dermatologista, ortopedista, oftalmologista, gastroenterologista, psicólogo, consultas ocupacionais, exames laboratoriais, exames de imagens, fonoaudiologia e fisioterapia.


Rondoniagora.com





2016 © Rondoniagora.com - Jornal Rondoniagora é uma publicação de Central de Jornalismo, Produção, Marketing e Assessoria Ltda. Todo o noticiário, incluindo vídeos, não podem ser publicados, retransmitidos por broadcast, reescritos ou redistribuídos sem autorização escrita da direção, mesmo citando a fonte.

Avenida Guaporé, 4248 - Bairro Igarapé - Porto Velho - RO (69) 3225-9705

Desenvolvido por
Idalus Internet Solutions