Mesmo com praticamente 50% das obras ainda em fase de acabamento, inclusive com algumas lojas se preparando para entrar em operação, a ANCAR inaugurou na manhã desta quinta-feira o Porto Velho Shopping. O sistema central de ar-condicionado não estava funcionando adequadamente e os funcionários do empreendimento realizavam a limpeza no local, aguardando a abertura oficial para o público feita pontualmente às 10 horas. O trânsito na Avenida Rio Madeira com a Calama se tornou um verdadeiro caos, inclusive os sinais dos cruzamentos das vias não estavam funcionando.
Apesar dos problemas, grandes lojas, como a Renner, C & A, Americanas, e outros pequenos empreendimentos abriram as portas à população. Houve dificuldades na venda no primeiro dia porque a BR Telecom não conseguiu instalar linhas telefônicas em função do atraso na entrega da estrutura. Mesmo assim, durante todo o dia de hoje, segundo diretores da ANCAR, o shopping aguardava 40 mil visitantes. Caravanas de outras cidades estariam se organizaram para comparecer ao primeiro dia de vendas do primeiro shopping do Estado de Rondônia.
Dezenas de autoridades prestigiaram a inauguração do Porto Velho Shopping. O prefeito de Porto Velho, Roberto Sobrinho (PT), lembrou que alguns setores eram contra o shopping. Houve uma briga ferrenha entre grupos econômicos que ganhou a mídia. Mas sempre fui a favor dos dois shoppings e agora parabenizo a ANCAR pelo empreendimento, discursou o prefeito. Da mesma forma, o governador Ivo Cassol (sem partido) também lembrou da briga entre os empresários, mas centralizou seu discurso no apelo a opinião pública para que o ICMS gerado pela energia das hidrelétricas do Madeira fique com o Estado de Rondônia e não com os estados consumidores.
O Porto Velho Shopping foi aberto oficialmente ao público às 10 horas. Um pequeno grupo se concentrava no lado externo aguardando a entrada no prédio.
