Rondônia, segunda-feira, 9 de dezembro de 2019
Últimas Notícias   Rondoniagora.com no Facebook Rondoniagora.com no Twitter Rondoniagora.com no Youtube

Geral

Publicado em Terça, 10 de Fevereiro de 2009 - 20h15

Sindicatos criam fórum a decidem por paralisação geral em 11 de março

Assessoria


Sindicatos criam fórum a decidem por paralisação geral em 11 de março
Reunidos na manhã desta terça-feira (10/02) no Sindafisco, lideres de praticamente todos os sindicatos que representam os servidores públicos estaduais anunciaram a criação de um fórum permanente para discutir os problemas comuns do funcionalismo público estadual, e para reforçar a luta por reposição salarial.

Participaram do encontro dirigentes do Sintero (trabalhadores em educação), Sindsaúde (servidores da saúde), Simporo (motoristas oficiais), Sinsempro (servidores do Ministério Público), Sindafisco (auditores fiscais), Sinsdet (servidores do Detran), Sinjur (servidores do Judiciário), e do Sindifisco.

A primeira deliberação do fórum foi a realização de um dia de paralisação, em 11 de março, chamado “Dia de Mobilização do Servidor”, como forma de chamar a atenção do governo para a necessidade de dialogar com os representantes dos servidores.

Durante a reunião se discutiu, principalmente, a defasagem salarial dos servidores públicos estaduais. De acordo com os sindicalistas, os funcionários públicos de Rondônia não suportam mais o arrocho salarial, como também não aceitam como resposta a falta de recursos, já que a crise econômica mundial não atingiu o governo do Estado, conforme demonstram os índices de arrecadação.

“Constantemente são divulgados recordes de arrecadação de impostos pelo governo do Estado, e não se vê qualquer movimentação do governo do estado no sentido de recompor os salários dos servidores”, disse Claudir Mata, presidente do Sintero.

O presidente do Sindafisco, Mauro Roberto, destacou a importância da união das categorias de servidores públicos para reforçar as negociações. “O governo do Estado precisa ouvir e discutir as reivindicações com os sindicatos. Para que isso ocorra, é importante que os representantes das categorias estejam unidos”.

Sobre a arrecadação, Mauro informou que neste mês de janeiro o Estado teve um aumento de 16% nas receitas, comparando com janeiro de 2008. Em relação a 2007, a arrecadação cresceu 25,8%. Com base nesses números os servidores públicos acreditam que o governo só não concede aumento salarial se não quiser.

A reunião dos sindicalistas concluiu pela elaboração de um ofício a ser protocolado no Gabinete do governador solicitando uma audiência urgente, através da qual o governador possa receber os representantes dos sindicatos. A audiência tem como finalidade discutir uma pauta conjunta de reivindicações que contemple reajuste salarial e aumento do valor do auxílio saúde.

Os sindicalistas voltam a se reunir no dia 02 de março para detalhar as estratégias de luta e as atividades a serem realizadas no Dia de Mobilização do Servidor.

(Disponível em https://www.rondoniagora.com/geral/sindicatos-criam-forum-a-decidem-por-paralisacao-geral-em-11-de-marco)
Rondoniagora.com





2016 © Rondoniagora.com - Jornal Rondoniagora é uma publicação de Central de Jornalismo, Produção, Marketing e Assessoria Ltda. Todo o noticiário, incluindo vídeos, não podem ser publicados, retransmitidos por broadcast, reescritos ou redistribuídos sem autorização escrita da direção, mesmo citando a fonte.

Avenida Guaporé, 4248 - Bairro Igarapé - Porto Velho - RO (69) 3225-9705

Desenvolvido por
Idalus Internet Solutions