Rondônia, sábado, 14 de dezembro de 2019
Últimas Notícias   Rondoniagora.com no Facebook Rondoniagora.com no Twitter Rondoniagora.com no Youtube

Geral

Publicado em Quinta, 07 de Maio de 2009 - 09h59

Sipam discute a segurança do território amazônico na 1ª Conseg

Vanessa Ibrahim


Defender a utilização de conhecimentos de inteligência na elaboração de mecanismos de segurança do território amazônico. Esse é o papel do Sistema de Proteção da Amazônia (Sipam) na etapa rondoniense da 1ª Conferência Nacional de Segurança Pública, cuja abertura acontece nesta quinta-feira (7), em Porto Velho.

Um dos órgãos coordenadores da conferência, o Sipam atua na área de inteligência para, junto a órgãos parceiros, promover a segurança. “Nós damos apoio tecnológico e auxiliamos órgãos no planejamento de operações que garantem a segurança dos cidadãos, do meio ambiente e do território de Rondônia e outros estados da Amazônia legal”, explica Carlos Rodrigues, coordenador de inteligência do Centro Regional do Sipam em Porto Velho.

Dispondo da tecnologia de radares, terminais de comunicação por satélite, terminais de radiodeterminação, entre outros aparatos tecnológicos, o Sipam efetiva sua missão de produzir material de inteligência para combater atividades ilícitas na Amazônia. Um exemplo disso é a recente aquisição do radar Saber M-60, que auxiliará na detecção de vôos irregulares que cruzam em baixa altitude a fronteira do Brasil na região Amazônica.

Etapas regionais antecedem evento nacional

A abertura da conferência em Porto Velho acontece a partir das 9h no auditório da Ulbra. Oficinas temáticas ocorrem durante todo o dia e também na sexta-feira. Outras etapas acontecem ainda em Ji-Paraná (28 e 29 de maio), Vilhena (25 e 26 de junho) e novamente em Porto Velho (29 e 30 de junho). Os eventos regionais produzirão os encaminhamentos de Rondônia para a conferência nacional, marcada para 27 a 30 de agosto deste ano, em Brasília.


(Disponível em https://www.rondoniagora.com/geral/sipam-discute-a-seguranca-do-territorio-amazonico-na-1a-conseg)
Rondoniagora.com





2016 © Rondoniagora.com - Jornal Rondoniagora é uma publicação de Central de Jornalismo, Produção, Marketing e Assessoria Ltda. Todo o noticiário, incluindo vídeos, não podem ser publicados, retransmitidos por broadcast, reescritos ou redistribuídos sem autorização escrita da direção, mesmo citando a fonte.

Avenida Guaporé, 4248 - Bairro Igarapé - Porto Velho - RO (69) 3225-9705

Desenvolvido por
Idalus Internet Solutions