Rondônia, 29 de abril de 2024
Jornal Rondoniagora
Siga o Rondoniagora

Geral

Sipam discute dia 28 previsões para final de ano

Quarta-feira, 23 Setembro de 2015 - 15:52 | Sipam


Nesta quarta-feira, dia 23/09, às 05he20min (horário de Brasília) iniciou a primavera, também conhecida como estação das flores. O momento marca o equinócio da primavera, quando ocorre uma importante transição, porque até esta data, o norte terrestre é atingido com maior incidência pelos raios solares mas, com a mudança marcada pelo equinócio, é a vez do hemisfério sul da Terra receber maior insolação. Durante os equinócios (existem os equinócios de primavera e de outono) acontece algo interessante que é o dia e a noite terem a mesma duração em qualquer lugar do mundo, e por essa razão é que se adotou o nome latino “equinócio”, que significa “noite igual ao dia”.



Para o Estado de Rondônia a primavera também marca a transição da estação seca para a estação chuvosa (que tem inicio climatológico no mês de outubro). Também é marcada por temperaturas mais estáveis do que nos meses de maio e agosto. A climatologia para setembro mostra temperatura média do ar em torno de 25,5ºC e a precipitação média de 86,5mm. Para este ano está previsto que no período da primavera, a precipitação fique próxima aos padrões climatológicos e as temperaturas ligeiramente acima da normalidade (Fonte: Boletim Climático da Amazônia mês de Agosto – SIPAM).

No dia 28 de setembro próximo, os pesquisadores de meteorologia dos três centros regionais do SIPAM (Porto Velho, Manaus e Belém) estarão reunidos para discutir o prognostico Climático da Amazônia, para os meses de outubro-novembro dezembro.

Atualmente, está atuante um fenômeno climático que estamos acompanhando e será destacado na próxima reunião, que é o "El Niño". O El Niño é um fenômeno natural caracterizado por um aquecimento anormal das águas superficiais no oceano Pacífico Tropical, alterando a interação oceano-atmosfera, que afeta o clima global e regional, mudando os padrões de vento a nível mundial, e modificando os regimes de chuva em regiões tropicais e de latitudes médias.

O monitoramento da anomalia de temperatura da superfície do mar no no oceano Pacífico Tropical está indicando um "El Niño" de intensidade forte, o que resultará em secas severas no extremo norte e nordeste e chuvas intensas no sul e sudeste do Brasil, além de aumento das temperaturas médias em todo o País. Rondoniagora.com

SIGA-NOS NO Rondoniagora.com no Google News

Veja Também