Rondônia, 25 de abril de 2024
Jornal Rondoniagora
Siga o Rondoniagora

Geral

Sipam: Nova friagem chega a Mato Grosso, Rondônia e Acre

Sexta-feira, 05 Setembro de 2008 - 16:22 | SIPAM


Uma frente fria chegará nesta sexta-feira ao sul da Amazônia, mudando o tempo nos Estados do Acre, Rondônia e Mato Grosso. A frente fria trará muitas nuvens para a região, produzindo pancadas de chuva acompanhadas de ventos intensos, devido os movimentos convectivos produzidos pelo contraste de temperatura. As chuvas ainda são típicas do período do ano, podendo acumular volumes significativos em algumas regiões e chuvas esparsas e fracas em outros locais. Segundo o Sistema de Proteção da Amazônia (Sipam), o aumento de nuvens poderá ser observado até sábado no sul e no oeste do Mato Grosso e até domingo em Rondônia e no Acre.



RONDÔNIA

Veja como deverá ocorrer o décimo fenômeno de friagem nos três Estados:

RONDÔNIA

O evento começa a atuar no sábado em todo o Estado, com mudança na direção do vento, além do aumento da intensidade do mesmo, e aumento da nebulosidade e das condições de chuva. No domingo o vento frio do ar polar será mais intenso, deixando o dia bastante ventilado e ameno.

A temperatura mais baixa do evento ocorrerá na madrugada de sábado para domingo em todo o Estado. Os termômetros poderão registrar 19 graus em Porto Velho, 15 graus em Vilhena, 17 graus em Guajará-Mirim e entre 16 e 18 graus nas demais regiões do Estado.

A massa de ar polar entrará em aquecimento já na tarde desta próxima segunda-feira. A partir daí as temperaturas voltam a subir. Com isso, o calor voltará na próxima semana durante a tarde, mas as noites seguirão bastante amenas, principalmente nas regiões do sul e do oeste do Estado.

MATO GROSSO

Com exceção do nordeste, do extremo norte e do leste do Estado - será influenciado pelo fenômeno. O evento começa a atuar no sábado, com mudança na direção do vento, além do aumento da intensidade do mesmo, e aumento da nebulosidade e das condições de chuva. O calor diminuirá, principalmente no sul do Estado e no Pantanal. No domingo o vento frio do ar polar será mais intenso, deixando o dia bastante ventilado e ameno.

A temperatura máxima não deverá ser maior do que 24 graus em Cuiabá, 26 graus no Pantanal, 24 graus no oeste e entre 27 e 30 graus nas demais áreas do Estado.

As temperaturas mais baixas do evento ocorrerão na madrugada de sábado para domingo nas regiões que serão atingidas pelo fenômeno. Os termômetros poderão registrar 14 graus em Cuiabá, 10 graus no Pantanal, entre 11 e 14 graus no oeste e entre 15 e 17 graus nas demais regiões do Estado.

A massa de ar polar entrará em aquecimento já na tarde desta próxima segunda-feira. A partir daí as temperaturas voltam a subir. Com isso, o calor voltará na próxima semana durante a tarde, mas as noites seguirão bastante amenas, principalmente nas regiões do sul e do oeste do Estado.

ACRE

O evento começa a atuar no sábado, com mudança na direção do vento, além do aumento da intensidade do mesmo, e aumento da nebulosidade e das condições de chuva em todo o Estado. No entanto, não será observada queda na temperatura neste dia.

Já no domingo o vento frio do ar polar será mais intenso e diminuirá a temperatura no Estado, principalmente na porção leste e sul, onde a queda será mais significativa. As primeiras horas da manhã já serão mais frias do que as do dia anterior e a tarde o calor será bastante amenizado. A temperatura máxima ficará próxima dos 28 graus em todo o Estado.

A temperatura mais baixa do evento ocorrerá nas madrugadas de sábado para domingo e também de domingo para segunda-feira em todo o Estado. Os termômetros poderão registrar 16 graus em Rio Branco, 15 graus nas demais cidades do leste e do sul acreano e entre 17 e 19 graus nas demais regiões do Estado.

A massa de ar polar entrará em aquecimento já na tarde desta próxima segunda-feira. A partir daí as temperaturas voltam a subir. Com isso, o calor voltará na próxima semana durante a tarde, mas as noites seguirão bastante amenas, principalmente nas regiões do sul e do leste do Estado. Rondoniagora.com

SIGA-NOS NO Rondoniagora.com no Google News

Veja Também