Rondônia, domingo, 25 de outubro de 2020
Últimas Notícias   Rondoniagora.com no Facebook Rondoniagora.com no Twitter Rondoniagora.com no Youtube

Geral

Publicado em Terça, 18 de Agosto de 2009 - 15h43

Sistema penitenciário toma precauções contra gripe suína

Decom


O Governo de Rondônia, por meio da Gerência de Saúde da Secretaria de Estado de Justiça (Sejus), adotou em todas as unidades prisionais e de internação de adolescentes do Estado uma rígida rotina de enfrentamento à gripe suína (Influenza A H1N1).

De acordo com a gerente de saúde, Adriana Tibúrcio, até o momento não existe nenhum caso registrado ou suspeito no sistema prisional e sócio educativo. Na Capital, onde a população carcerária é maior, a gerente informou que o monitoramento está sendo constante pelas equipes de saúde de cada unidade. “As medidas adotadas são válidas para os trabalhadores, visitantes e reeducandos. As principais se referem à restrição a entrada nos estabelecimentos penais de gestantes e de qualquer um, seja visitantes, advogados e outros, com sinais e sintomas de gripe como tosse, febre, dores no corpo, diarréia e vômito”, informou.

Atitudes como lavar as mãos com água e sabão antes na entrada e o uso de álcool gel e/ou hipoclorito de sódio a 2% (10 litros de água para 1 litro de Q’boa) após a lavagem das mãos fazem parte da rotina orientada pela Gerência da Sejus. O uso de máscaras cirúrgicas e luvas na triagem de visitantes e na entrada a carceragem também já foram adotadas nos presídios de Rondônia.

Caso seja registrado algum caso de gripe suína na unidade, a gerente revelou que a Secretaria já está preparada para disponibilizar máscara tipo NR 95 ou conhecida como bico de pato, para uso de todos os servidores. “Essa máscara é de alto custo, portanto a sua durabilidade é de 30 a 60 dias, devendo ser disponibilizada mediante um registro de entrega ao servidor”, disse Adriana.

Consta também na rotina de enfrentamento à doença, evitar o encaminhamento de interno, se possível, aos serviços de emergência fora das unidades, pois nesses lugares existem os possíveis focos da gripe. Não havendo opção, a viatura deverá estar arejada e todos utilizando corretamente a máscara.

Rondoniagora.com





2016 © Rondoniagora.com - Jornal Rondoniagora é uma publicação de Central de Jornalismo, Produção, Marketing e Assessoria Ltda. Todo o noticiário, incluindo vídeos, não podem ser publicados, retransmitidos por broadcast, reescritos ou redistribuídos sem autorização escrita da direção, mesmo citando a fonte.

Avenida Guaporé, 4248 - Bairro Igarapé - Porto Velho - RO (69) 3225-9705

Desenvolvido por
Idalus Internet Solutions