Rondônia, sábado, 18 de novembro de 2017
Últimas Notícias   Rondoniagora.com no Facebook Rondoniagora.com no Twitter Rondoniagora.com no Youtube

Geral

Publicado em Terça, 15 de Abril de 2008 - 17h22

Sociedade discute nova política para a agricultura de Rondônia

Wania Ressutti


Sustentabilidade, inclusão, diversidade, igualdade e solidariedade. Essas são as premissas básicas para uma política agrícola eficiente, discutidas durante a 1.ª Conferência Estadual de Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário, que acontece nos dias 15, 16 e 17, na sede do Sintero, em Porto Velho. O evento reúne os delegados eleitos nas conferências territoriais realizadas nos municípios de Rondônia e tem por objetivo final formular uma Política Nacional de Desenvolvimento para o Brasil Rural que contemple as diversidades sociais de acordo com cada região do País.A Conferencia está sendo realizada pelo Conselho Estadual de Desenvolvimento Rural, que envolve os organismos ligados ao setor agropecuário e ambiental. Os temas levados para discussão foram amplamente debatidos nos municípios e devem contribuir para impulsionar um conjunto de transformações orientadas para um novo padrão de desenvolvimento rural. “Foram 21.615 participantes em 233 eventos em todo o País”, diz Ronaldo Camboin Gonçalves, diretor do departamento de ações territoriais, do MDA, que falou em nome do ministro Guilherme Cassel, do Desenvolvimento Agrário. Para Camboin está se buscando “uma política que contenha sustentabilidade, uma melhor qualidade de vida para o homem e para a mulher no ambiente rural, que atenda a necessidade das pessoas”, motivo pelo qual foi escolhido o slogan Por um Brasil Rural com Gente.

Segundo Luiz Rodrigues de Oliveira, coordenador de Programas do MMA e que representou a ministra Marina da Silva, “o mundo está chegando a sete bilhões de seres humanos” e o papel da agricultura é muito importante para a sua sobrevivência. Além de produzir alimentos e gerar renda, hoje existem mais dois novos papeis a serem desencadeados pela atividade agrícola que são: a produção de biocombustível, no qual o Brasil é liderança, e a conservação ambiental, a grande preocupação do mundo moderno. Para Oliveira a agricultura familiar é a agricultura do futuro, pois é a que “está mais preparada para enfrentar os novos desafios”.

Para a realização da 1.ª Conferencia Estadual de Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário foram realizadas conferências territoriais onde foram eleitos 237 delegados. Como membro dos Conselhos Municipais (CMDR) e Estadual (CEDR) de Desenvolvimento Rural, a Associação de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Rondônia (Emater-RO) participou ativamente das Conferencias realizadas em seus municípios de atuação e é umas das parceiras da Conferencia Estadual. Para Domingos Antonio Prieto, chefe de Gabinete da Emater a realização dessas conferencias é muito importante para que a sociedade possa discutir as ações fortalecendo a agricultura familiar. Segundo Ivaldo Regalado, coordenador do escritório local da Emater e delegado do município de Ji-Paraná, uma das discussões de maior foco em sua região refere-se à questão ambiental. “É preciso que haja um fortalecimento da assistência técnica na área ambiental dentro do desenvolvimento econômico e sustentável”, diz. João Vilmar Rabelo, gerente da Emater em Ouro Preto do Oeste, diz que na sua região a discussão girou em torno da garantia da qualidade de vida somada à preservação ambiental. “Os agricultores querem saber como eles podem produzir e preservar ao mesmo tempo”, questiona enquanto Antonio de Assis Soares Furtado, gerente da Emater do município de Alvorada do Oeste alerta que a conferencia serve para garantir os direitos que os agricultores têm e que nem sempre são respeitados.

De uma forma geral, de acordo com os resultados das conferencias municipais, e que devem ser confirmadas na conferencia estadual, entre as demandas existentes está o fortalecimento do crédito rural e da assistência técnica. “É isso que alavanca o desenvolvimento”, enfatiza Prieto.

Além da participação de representantes dos ministérios de Desenvolvimento Agrário (MDA) e Meio Ambiente (MMA), o evento contou com a presença do delegado federal de Desenvolvimento Agrário, Olavo Nienow e de representantes do Governador Ivo Cassol, da Secretaria de Agricultura (Seapes) e dos organismos integrantes da CEDR.


Rondoniagora.com





2016 © Rondoniagora.com - Jornal Rondoniagora é uma publicação de Central de Jornalismo, Produção, Marketing e Assessoria Ltda. Todo o noticiário, incluindo vídeos, não podem ser publicados, retransmitidos por broadcast, reescritos ou redistribuídos sem autorização escrita da direção, mesmo citando a fonte.

Avenida Guaporé, 4248 - Bairro Igarapé - Porto Velho - RO (69) 3225-9705

Desenvolvido por
Idalus Internet Solutions