Rondônia, quinta-feira, 22 de outubro de 2020
Últimas Notícias   Rondoniagora.com no Facebook Rondoniagora.com no Twitter Rondoniagora.com no Youtube

Geral

Publicado em Sexta, 30 de Janeiro de 2009 - 14h04

Suspenso concurso do INSS; Justiça do Amazonas atendeu pedido do MPF

RONDONIAGORA.COM


A Fundação de Apoio à Pesquisa, Ensino e Assistência à Escola de Medicina e Cirurgia do Rio de Janeiro e ao Hospital Universitário Gaffrée e Guinle, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (Funrio), retirou do seu site o resultado preliminar da prova objetiva aplicada no dia 11 de janeiro para 900 vagas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). O resultado havia sido divulgado na quarta-feira (28).

A Funrio cumpriu a decisão da 4ª Vara Federal do Amazonas, que determinou a suspensão da divulgação do resultado. A relação de aprovados só poderá ser divulgada após o julgamento de ação civil pública ajuizada pelo Ministério Público Federal no Amazonas pedindo a anulação da prova objetiva.

A organizadora informou que está tomando as medidas necessárias.

No dia 22, o MPF/AM entrou com uma ação civil pública na Justiça Federal, com pedido de liminar, pedindo a anulação da prova do concurso. O pedido está sob análise da juíza da 4ª Vara Federal Marília Gurgel Rocha de Paiva e Sales.

Atraso

Segundo o MPF, com início marcado para as 13h (horário de Brasília) em todo o país, a aplicação da prova em Manaus somente teve início duas horas depois porque uma das escolas onde o concurso estava sendo realizado, o Colégio Brasileiro Pedro Silvestre, também era local de realização do vestibular 2009 da Universidade Federal do Amazonas (Ufam).

Segundo relato de candidatos que estiveram na sede do MPF/AM no dia 12 de janeiro, cerca de 500 pessoas que fariam a prova no Colégio Brasileiro foram obrigadas a aguardar aproximadamente três horas – os candidatos foram orientados a chegar com uma hora de antecedência do início da prova, às 10h, e a aplicação só começou por volta de 13h - na quadra de esporte da escola, enquanto o vestibular era finalizado.

A Funrio informou que, no estado do Amazonas, a prova também foi aplicada no município de Tefé.

O atraso de cerca de duas horas na aplicação da prova objetiva em Manaus pode ter comprometido o sigilo da prova, já que os candidatos que aguardavam na quadra de esportes tinham acesso à telefonia móvel.

Para o MPF/AM, a possibilidade de ter ocorrido comunicação entre os candidatos de Tefé e Manaus sobre o teor das questões da prova é grande, suficiente para pedir a anulação da prova. Além disso, candidatos relataram ao MPF/AM que a organização do concurso permitiu que inscritos entrassem no local da prova em Manaus até as 15h (horário de Brasília), enquanto que, em outros estados, o horário limite para entrada foi de 13h (horário de Brasília).

Em ofícios encaminhados ao MPF/AM, a direção do Colégio Brasileiro e representantes da Funrio afirmaram que a coincidência do local da prova do INSS e do vestibular da Ufam foi comunicada cerca de uma semana antes da data da prova, sem que a organização do concurso tomasse nenhuma providência.

Cargo e salário

O cargo em disputa é o de analista do seguro social com formação em serviço social. Os profissionais irão trabalhar na área de perícia médica. Eles serão responsáveis pela avaliação da incapacidade de pessoas portadoras de deficiência para acesso aos benefícios. O salário inicial é de R$ 3.586,26.

De acordo com a Funrio, 43.354 pessoas se inscreveram para concurso.

Os assistentes sociais irão atuar na rede de Agências da Previdência Social, que somam cerca de 1.200 em todo o país.

A previsão da Funrio era divulgar o resultado do concurso em fevereiro de 2009, antes do Carnaval.

Os aprovados deveriam ser nomeados no final de fevereiro e teriam até o final de março para tomar posse.

Veja as vagas por estados:

Acre - 6
Alagoas - 16
Amazonas - 13
Amapá - 4
Bahia - 80
Ceará - 34
Distrito Federal - 12
Espírito Santo - 11
Goiás - 22
Maranhão - 27
Minas Gerais - 111
Mato Grosso do Sul - 18
Mato Grosso - 17
Pará - 24
Paraíba - 19
Pernambuco - 49
Piauí - 12
Paraná - 51
Rio de Janeiro - 46
Rio Grande do Norte - 14
Rondônia - 7
Roraima - 2
Rio Grande do Sul - 69
Santa Catarina - 32
Sergipe - 10
São Paulo - 186
Tocantins - 8

Rondoniagora.com





2016 © Rondoniagora.com - Jornal Rondoniagora é uma publicação de Central de Jornalismo, Produção, Marketing e Assessoria Ltda. Todo o noticiário, incluindo vídeos, não podem ser publicados, retransmitidos por broadcast, reescritos ou redistribuídos sem autorização escrita da direção, mesmo citando a fonte.

Avenida Guaporé, 4248 - Bairro Igarapé - Porto Velho - RO (69) 3225-9705

Desenvolvido por
Idalus Internet Solutions