Rondônia, segunda-feira, 17 de janeiro de 2022
Últimas Notícias   Rondoniagora.com no Facebook Rondoniagora.com no Twitter Rondoniagora.com no Youtube

Geral

Publicado em Segunda, 06 de Dezembro de 2021 - 12h01

TCC de Acadêmicos de Engenharia Elétrica da Uniron superam expectativas

da Assessoria


TCC de Acadêmicos de Engenharia Elétrica da Uniron superam expectativas

No mês passado, diversos acadêmicos do curso de Engenharia Elétrica da UNIRON apresentaram seus Trabalhos de Conclusão de Curso – TCC, de forma virtual, através da Plataforma Collaborate. Na ocasião, teve banca examinadora, formada por docentes com expertise nos assuntos apresentados.

Por conta do nível apresentado, foram escolhidos 3 TCC, de acordo a avaliação da banca examinadora. Os trabalhos foram desenvolvidos em dupla. Os agraciados foram: Marcos André Sanchez e Matheus Messias de Castro, Paulo Roberto da Silva Batista e Diego Fernandes Andrade e Victória Maria Odisio dos Santos Davy e Hennan Jorge Pacífico.

A última dupla citada acima desenvolveu o tema “A Geração de Energia no Norte do Brasil em Relação ao Consumo” e a orientação ficou a cargo do Professor Messias Pimentel Cantanhede.

A região Norte, conhecida pela sua agricultura, pecuária e indústria, também é destaque em geração de energia, com relevância mundial em duas hidrelétricas inclusas na área. O consumidor que tem esse entendimento pergunta-se sempre por que paga mais caro, já que produz.

Diante disso, essas dúvidas geram impacto no estilo de vida e, nesse sentido, percebe-se que o consumidor carece de informações, principalmente sobre as funções do sistema elétrico brasileiro e seu sistema tarifário em suas faturas de energia.

Com o desconhecimento sobre a atuação do funcionamento do sistema elétrico, do sistema tarifários e das permissões da concessionária de energia, as reivindicações se tornam constantes e, ao serem ignoradas, geram frustrações.

Com essa análise preliminar, há necessidade de explicar para um consumidor comum o que ocorre nos bastidores da sua conta de energia, dentre eles os métodos operacionais e técnicos, composição de tarifas, já que é um modelo complexo e de não tão fácil entendimento, para que, por fim, o consumidor tenha compreensão da energia que chega até sua casa e obtenha respostas quando vê sua conta de energia.

“Quando comecei o TCC, tinha a intenção de desenvolver um trabalho sobre manutenção produtiva. No entanto, ao conversar com a Victória, resolvemos dissertar sobre um assunto tão comum à sociedade. A partir disso, nossa intenção foi mostrar como funcionam os sistemas elétrico e tarifário nacional, algo que impacta tanto nas famílias. Quando o Professor Ildefonso nos disse que este trabalho é para um mestrado, foi então que percebi a importância e complexidade e me dediquei ainda mais”, relata o futuro Engenheiro Eletricista Hennan.

Já Victória escolheu o tema em decorrência de um estágio realizado em uma empresa que presta serviços para a concessionária do estado de Rondônia.

Conforme cita “eu vi de perto o que uma concessionária de energia elétrica sofre, reclamações por vezes abusivas dos clientes, principalmente pelo desconhecimento dos mesmos. Por outro lado, muitas vezes a culpa não é da concessionária. Por conta disso, propus o tema ao meu parceiro Hennan e juntos aceitamos desenvolver o mesmo. Logo, percebemos a complexidade, mas graças a nossa sinergia, conseguimos produzir algo com qualidade e que servirá para auxiliar muitas pessoas”.

Marcos e Matheus fizeram seu TCC com o conteúdo “Produção de Energia Elétrica Através do Biogás com Ênfase no Agronegócio em Rondônia”, e a orientação ficou a cargo do Professor Ildefonso Donizete e Silva Madruga.

Em todo o Brasil, assim como em Rondônia, o setor agropecuário tem desempenhado papel de destaque na emissão de gases do efeito estufa, em especial, devido a criação de bovinos. Nesse sentido, buscou-se avaliar o potencial energético de biogás e biometano a partir do aproveitamento de dejetos, baseado nos plantéis de bovinos de corte confinado e de leite em Rondônia.

Marcos afirma que “a ideia surgiu através de conversa com um amigo que mora na cidade de Jaru. Ele me questionou a respeito do que poderia ser feito na unidade de tratamento de esgoto que possui na sua propriedade rural. Por conta disso, resolvi desenvolver o TCC em parceria com o Matheus, escolhendo como assunto a geração de energia elétrica através do biogás. A partir de então, e considerando que Rondônia tem o sexto maior rebanho bovino nacional e gera com isso muito dejeto animal, procuramos pesquisar a respeito deste tema”.

André aproveita para agradecer à esposa Jaqueline, que sempre o incentivou e ao seu filho Derek que é a sua grande razão de viver. Da mesma forma enaltece a parceria com Matheus e o apoio do Professor Ildefonso.

Por sua vez, Matheus afirma que “estávamos em dúvida sobre qual assunto fazermos o TCC. A partir da conversa do Marcos com o amigo dele, fomos buscar tecnologias que fossem capazes de atender a demanda e que pudesse respeitar o meio ambiente. Foi então que descobrimos a tecnologia do biogás. Nossa intenção foi permitir que as propriedades rurais possam ser autossuficientes na geração de energia. Nas pesquisas de campo e bibliográficas, percebemos que é possível usufruir desta tecnologia, gerando em alguns casos receita pela venda da parte excedente”.

Messias ainda ressalta que a sobra gerada no biodigestor pode ser usada como adubo. O jovem de 25 anos, sente-se realizado, pois por conta dos estudos feitos, pode perceber que a tecnologia pesquisada gera tanto desenvolvimento econômico, quanto social e humano.

“Que alegria ver nossos acadêmicos evoluindo e prontos para atender o mercado cada vez mais exigente. Parabéns a todos”, declara a coordenadora do curso de Engenharia Elétrica, Kênia Vitor da Paixão.


Rondoniagora.com





2016 © Rondoniagora.com - Jornal Rondoniagora é uma publicação de Central de Jornalismo, Produção, Marketing e Assessoria Ltda. Todo o noticiário, incluindo vídeos, não podem ser publicados, retransmitidos por broadcast, reescritos ou redistribuídos sem autorização escrita da direção, mesmo citando a fonte.

Avenida Guaporé, 4248 - Bairro Igarapé - Porto Velho - RO (69) 3225-9705

Desenvolvido por
Idalus Internet Solutions