Rondônia, sexta-feira, 25 de setembro de 2020
Últimas Notícias   Rondoniagora.com no Facebook Rondoniagora.com no Twitter Rondoniagora.com no Youtube

Geral

Publicado em Quarta, 25 de Janeiro de 2017 - 12h14

Todos os municípios de Rondônia já receberam as vacinas contra o HPV para meninos, diz Agevisa

da Redação


Todos os municípios de Rondônia já receberam as vacinas contra o HPV para meninos, diz Agevisa

A vacina contra o Papiloma Vírus Humano (HPV) para meninos já está disponível em todos os municípios de Rondônia, segundo a Agência Estadual de Vigilância Sanitária (Agevisa). Muitos municípios já deram início a imunização como em Ouro Preto do Oeste e Ji-Paraná, mas em Porto Velho, a vacinação só deve começar no dia 6 de fevereiro.


Neste ano, a novidade é a imunização dos meninos de 12 e 13 anos, que também vão receber a vacina contra meningite C para garantir a proteção e queda do número de casos. Meninas também continuam sendo vacinadas. A faixa-etária será ampliada, gradativamente, até 2020, quando serão incluídos os meninos com 9 anos até 13 anos.
O Brasil é o primeiro país da América do Sul e o sétimo do mundo a oferecer a vacina contra o HPV para meninos em programas nacionais de imunizações.

Segundo o gerente do Departamento de Imunização da Agevisa, Ivo Barbosa, as vacinas contra o HPV, que antes já eram disponíveis para as meninas no começo da adolescência, teve seu público-alvo ampliado para imunizar também os meninos e homens vivendo com HIV/AIDS. “Como nesses casos a imunidade da pessoa é muito prejudicada, ela precisa ter uma ajuda para lutar contra esse vírus que causa diversos tipos de câncer. É algo importante essa vacina”, afirma o gerente.

De acordo com a Agência, a expectativa do governo do estado é de imunizar pelo menos 80% dos adolescentes que estão dentro da faixa etária para receber a vacina. Eles também afirmam que ela será permanente e deverá ser tratada como qualquer vacinação de rotina.

Ainda conforme a Agevisa, os jovens podem procurar a vacina sozinhos nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) dos municípios e os diretores e coordenadores de instituições de ensino podem também solicitar para levar a vacina às escolas, ajudando na divulgação e na imunização destes adolescentes.

A vacina contra o HPV tem o objetivo de proteger os jovens, antes do início da vida sexual, contra o câncer de colo no útero, pênis, garganta e ânus.


Rondoniagora.com





2016 © Rondoniagora.com - Jornal Rondoniagora é uma publicação de Central de Jornalismo, Produção, Marketing e Assessoria Ltda. Todo o noticiário, incluindo vídeos, não podem ser publicados, retransmitidos por broadcast, reescritos ou redistribuídos sem autorização escrita da direção, mesmo citando a fonte.

Avenida Guaporé, 4248 - Bairro Igarapé - Porto Velho - RO (69) 3225-9705

Desenvolvido por
Idalus Internet Solutions