Rondônia, quarta-feira, 21 de outubro de 2020
Últimas Notícias   Rondoniagora.com no Facebook Rondoniagora.com no Twitter Rondoniagora.com no Youtube

Geral

Publicado em Terça, 03 de Março de 2009 - 12h51

Trabalhadores em educação vão parar na quinta, anuncia Sintero

Adércio Dias


Os trabalhadores em educação estaduais, revoltados com a falta de reposição das perdas salariais, e indignados com as mazelas e descaso com a educação por parte do governo do Estado, promovem nesta quinta-feira, dia 05/03, o “Dia Estadual de Paralisação” com atividades em todo o Estado e uma grande assembléia em Porto Velho.

O Sindicato dos Trabalhadores em Educação no Estado de Rondônia (Sintero), está convocando a categoria através da mídia para concentração e assembléia às 09 horas na sede da entidade, localizada no centro da Capital.

Além dos trabalhadores em educação, as demais categorias de servidores públicos estaduais também foram convocadas por seus respectivos sindicatos a lutarem por reposição salarial. Estudos realizados pela Central Única dos Trabalhadores revelaram que a defasagem salarial do funcionalismo público de Rondônia, só na administração do governador Ivo Cassol, contabilizando-se todo o primeiro mandato e os dois primeiros anos do segundo mandato, é de 18%.

No mesmo período a arrecadação do Estado cresceu quase 150%. Conta, ainda, a favor do movimento reivindicatório dos servidores, o fato de que o percentual de comprometimento da folha de pagamento dos servidores, que no início do atual governo estava próximo ao limite máximo permitido pela Lei de Responsabilidade Fiscal, que é de 49% da arrecadação, atualmente foi reduzido para apenas 33% das receitas do Estado.

Além da reposição das perdas salariais, os trabalhadores em educação reivindicam, também, a negociação da pauta entregue à secretária de Estado da Educação Marli Caúla, o cumprimento da lei do Piso Salarial Nacional que garante jornada máxima de 26 aulas para contratos de 40 horas, pagamentos das progressões aos professores e da gratificação de escolaridade dos Técnicos Administrativos Educacionais.
Durante as atividades do “Dia Estadual de Paralisação” os trabalhadores em educação também protestarão contra a mudança no calendário escolar. A Seduc, com a aprovação dos deputados estaduais, alterou o calendário escolar prejudicando os trabalhadores em educação, os alunos e a qualidade do ensino, atrasando em um mês o início do ano letivo, praticamente extinguindo o recesso de julho, e jogando o encerramento do ano leetivo de 2009 para 2010.

A presidente do Sintero, Claudir Mata, destacou a importância da participação da categoria para o fortalecimento das reivindicações. ”Só com a união e a participação de todos que poderemos mostrar nossa força contra os abusos de um governo que não gosta de servidor publico, principalmente da educação”, disse Claudir.


Rondoniagora.com





2016 © Rondoniagora.com - Jornal Rondoniagora é uma publicação de Central de Jornalismo, Produção, Marketing e Assessoria Ltda. Todo o noticiário, incluindo vídeos, não podem ser publicados, retransmitidos por broadcast, reescritos ou redistribuídos sem autorização escrita da direção, mesmo citando a fonte.

Avenida Guaporé, 4248 - Bairro Igarapé - Porto Velho - RO (69) 3225-9705

Desenvolvido por
Idalus Internet Solutions