Rondônia, quinta-feira, 22 de outubro de 2020
Últimas Notícias   Rondoniagora.com no Facebook Rondoniagora.com no Twitter Rondoniagora.com no Youtube

Geral

Publicado em Terça, 15 de Dezembro de 2009 - 14h32

Transporte escolar é discutido entre prefeituras e Estado

Arom


Decisões sobre a prestação do serviço de transporte escolar foram antecipadas em Rondônia. Intensas discussões sobre o tema foram iniciadas entre representantes municipais de ensino, secretários municipais de educação, prefeitos, secretaria estadual de educação e até o governo do estado. Dados importantes sobre a situação de cada região foram apresentados durante o encontro promovido pela Associação Rondoniense de Municípios (Arom) e Seduc. A entidade e a secretaria trabalham para evitar atrasos no transporte de alunos, quando o ano letivo já terá sido iniciado.

Todas as prefeituras foram representadas. 28 prefeitos estiveram acompanhados de vice-prefeitos, vereadores e profissionais de educação. A reunião aconteceu na manhã desta terça, 15, no auditório da escola Major Guapindaia em Porto Velho. O debate foi iniciado pelo presidente e pelo secretário geral da Arom, prefeitos Laerte Gomes (PR), de Alvorada do Oeste e Charles Luiz, de Vale do Paraíso, que compuseram a mesa, acompanhados do governador Ivo Cassol (PP), de secretária de educação, Marli Cahula, do representante do Ministério Público, promotor de Marcelo Lima (Promotoria da Infância) e do presidente do Instituto de Pesos e Medidas do estado (Ipem), Antenor Kloch.

Laerte Gomes expôs as dificuldades dos municípios e a preocupação da Arom em corrigir um erro que ocorria todos os inícios de ano escolar, quando os alunos da Zona Rural sempre chegavam com até 30 dias de atraso para estudarem nas cidades. “Este ano, com a atuação conjunta entre o governo, através da Seduc, iremos agilizar os processos inerentes à contratação das empresas que irão prestar o serviço”¸ disse o municipalista, que também lembrou às autoridades as quedas agudas nos repasses federais, inclusive as perdas com o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação (Fundeb), que agravou a situação do setor nas prefeituras. Por outro lado, Laerte elogiou as ações de Cassol em disponibilizar convênios para a educação, no que diz respeito à Educação e condições de trafegabilidade dos ônibus escolar.

A secretária de educação, professora Marli Cahula, reforçou a parceria com a Arom. “Durante toda esta semana, a começar por esta tarde, estarei a disposição dos senhores prefeitos e representantes, para analisarmos caso a caso os processos”, garantiu Marli, que explicou sobre a necessidade de acertar todos os detalhes até que seja aberto o orçamento para o setor. Ela também falou sobre os avanços alcançados por meio da atuação das políticas de educação da Seduc nas escolas estado a fora.

Rondoniagora.com





2016 © Rondoniagora.com - Jornal Rondoniagora é uma publicação de Central de Jornalismo, Produção, Marketing e Assessoria Ltda. Todo o noticiário, incluindo vídeos, não podem ser publicados, retransmitidos por broadcast, reescritos ou redistribuídos sem autorização escrita da direção, mesmo citando a fonte.

Avenida Guaporé, 4248 - Bairro Igarapé - Porto Velho - RO (69) 3225-9705

Desenvolvido por
Idalus Internet Solutions