Rondônia, sexta-feira, 20 de abril de 2018
Últimas Notícias   Rondoniagora.com no Facebook Rondoniagora.com no Twitter Rondoniagora.com no Youtube

Geral

Publicado em Quinta, 28 de Agosto de 2008 - 18h38

Tucuxi promove a 1ª Marcha Municipal da Diversidade com dez instituições

Adércio Dias


A Organização Não Governamental “Tucuxi”, criada há cinco anos para promover a defesa dos direitos humanos e a livre orientação sexual promove domingo, dia 31 de agosto, a primeira Marcha Municipal da Diversidade. O evento conta com o apoio do SINTERO, Sindicato dos Bancários, Setorial GLBT, COOPEMBAMAS, Central Reggae, Grupo Cidade, Cultura e Inclusão, CUT/RO, Projeto Espelho de Vênus e UNEGRO. A concentração será a partir das 15 horas em frente ao SATED, na Avenida 7 de Setembro entre a Avenida Rogério Weber e a rua Euclides da Cunha, e percorrerá as avenidas 7 de Setembro, Marechal Deodoro, Carlos Gomes e Avenida Farquar, concluindo o percurso na Praça Aluísio Ferreira.

A atividade contará com uma programação que inclui a apresentação de espetáculos e performances, a presença de lideranças de vários segmentos da sociedade do Estado e representantes do segmento GLBT da Região Norte e nacional, como Beto de Jesus, da Associação Internacional de Gays, Lésbicas, Travestis e Transexuais – ILGA; Sebastião Diniz, diretor para a região Norte da Associação Brasileira de Gays, Lésbicas, Bissexuais, Travestis e Transexuais; Germano Marino, liderança do Estado do Acre; e Igo Martini, coordenador de articulação da ABGLT junto ao governo federal e ao Congresso Nacional; além de Sérgio Mamberti, ator, diretor de teatro, atualmente no Ministério da Cultura.

A primeira Marcha Municipal da Diversidade é uma ação que tem como propósito contribuir com o amplo debate sobre a importância da valorização da diversidade étnica, cultural e sexual na consolidação de uma sociedade moderna e democrática.

De acordo com a ONG Tcuxi, o tema é de extrema relevância para a sociedade brasileira, que vive um momento muito especial para os segmentos sociais historicamente marginalizados, excluídos das políticas públicas. Como resultado das pressões dos movimentos sociais, o Estado brasileiro tem-se mostrado mais sensível à importância do combate à discriminação de toda ordem num país cuja democracia, infelizmente, não se encontra consolidada, pois ainda há cidadãos e cidadãs brasileiros que têm alguns de seus direitos cerceados por conta de sua orientação sexual.

Os organizadores da Marcha avaliam que há um reconhecimento da incompatibilidade entre o regime democrático e as práticas discriminatórias, o que repercute negativamente em todas as instâncias sociais, incluindo-se aí desde relações interpessoais até indicadores de qualidade de vida da população.

Para a ONG Tucuxi, decorre dessa repercussão negativa a importância da aprovação do Projeto de Lei que criminaliza a homofobia, PLC122, cuja relatora é a senadora rondoniense Fátima Cleide (PT), homenageada como madrinha desta I Marcha Municipal da Diversidade.

Num verdadeiro marco histórico da luta pelo direito à dignidade e pelo respeito à diferença, a ONG Tucuxi e os apoiadores da Marcha convidam a sociedade de Porto Velho para esse ato de cidadania e de democracia.


Rondoniagora.com





2016 © Rondoniagora.com - Jornal Rondoniagora é uma publicação de Central de Jornalismo, Produção, Marketing e Assessoria Ltda. Todo o noticiário, incluindo vídeos, não podem ser publicados, retransmitidos por broadcast, reescritos ou redistribuídos sem autorização escrita da direção, mesmo citando a fonte.

Avenida Guaporé, 4248 - Bairro Igarapé - Porto Velho - RO (69) 3225-9705

Desenvolvido por
Idalus Internet Solutions