Rondônia, 27 de janeiro de 2023
Jornal Rondoniagora
Siga o Rondoniagora

Geral

Unir avança no processo de instalação do restaurante universitário

Quinta-feira, 08 Dezembro de 2022 - 09:10 | Redação


Unir avança no processo de instalação do restaurante universitário

A Universidade Federal de Rondônia (Unir) está realizando o processo de aquisição de equipamentos a serem instalados no restaurante universitário no Campus de Porto Velho. A segunda etapa do cronograma que deve ser concluída ao longo de 2023. 

De acordo com a pró-reitora de Cultura, Extensão e Assuntos Estudantis, professora Lorena Andrade, o processo de compra está sendo viabilizado por meio de adesões a atas de órgãos federais que possuem licitações vigentes dos mesmos itens necessários aos restaurantes da Unir. “Com isso conseguiremos abreviar o processo de compra, e completar esta segunda etapa com mais rapidez, para então iniciarmos a última etapa e efetivar o funcionamento do Restaurante Universitário”, explica a pró-reitora.

A instalação do restaurante da Unir, no Campus de Porto Velho, está planejada para acontecer ao longo de três etapas. A primeira delas, já concluída, foi a construção do prédio, que foi entregue à Universidade em abril de 2022. A partir do momento em que recebeu o prédio a Unir pode iniciar a segunda etapa, que agora está em curso: a compra dos equipamentos para a cozinha industrial, mobiliário – como mesas e cadeiras –, freezers e demais itens necessários. “A aquisição está sendo feita utilizando recursos obtidos pela Unir por meio de emendas parlamentares, pois com o orçamento próprio isso não seria possível”, detalha a pró-reitora Lorena Andrade. Está previsto o investimento de R$1,6 milhão para a compra dos equipamentos e mobília do RU. Em cada uma das etapas os detalhamentos foram apresentados à comunidade acadêmica, inclusive com visitas às obras então em andamento (na imagem a visita realizada pela Reitoria, com membros do DCE-Unir, às obras do RU ainda em andamento, em outubro de 2021).

A última etapa antes do início do funcionamento do RU é a contratação de empresa responsável pelo espaço e pelo preparo das refeições. Para isso é necessária a garantia de maior aporte de recursos para assistência estudantil na Universidade, uma vez que é este recurso que garantirá o subsídio necessário para que as refeições servidas a estudantes estejam abaixo dos preços comumente praticados fora da Universidade. “Já estamos tratando disso com o Governo Federal e, mais uma vez, com a bancada federal de Rondônia, uma vez que os recursos financeiros que atualmente a Unir recebe para a assistência estudantil não são suficientes para baratear as refeições que serão servidas no RU. Por isso, vamos manter nossa agenda de reuniões em Brasília para apresentar esta e outras demandas fundamentais para a nossa Universidade”, afirma a reitora da Unir, professora Marcele Pereira.

Ainda sobre o cronograma em execução pela Unir para o início do funcionamento do Restaurante Universitário no Campus de Porto Velho, as ações estão sendo realizadas de modo que os recursos da assistência estudantil destinados ao RU já estejam previstos no orçamento de 2023. Com isso, a segunda etapa – aquisição e instalação de equipamentos e mobiliário – e a contratação de empresa – terceira etapa do cronograma –, por meio de processo de concorrência pública, poderão ser concluídas muito próximas uma da outra, abreviando o tempo necessário até a abertura do RU. “Nossas equipes da Procea e da Proplan estão empenhadas nestes processos, que são uma necessidade para a Universidade e para todos os nossos alunos e servidores. O trabalho está sendo feito para que em 2023 possamos ter condições de entregar o RU funcionando à comunidade universitária de Porto Velho, e para isso estamos em busca de todos os recursos necessários", prevê a reitora Marcele Pereira.

Rondoniagora.com

SIGA-NOS NO Rondoniagora.com no Google News

Veja Também