Rondônia, segunda-feira, 20 de setembro de 2021
Últimas Notícias   Rondoniagora.com no Facebook Rondoniagora.com no Twitter Rondoniagora.com no Youtube

Geral

Publicado em Segunda, 02 de Agosto de 2021 - 16h23

Unir mantém reuniões em busca de regularizar cessão de imóvel do hotel escola do Iata

da Assessoria


Unir mantém reuniões em busca de regularizar cessão de imóvel do hotel escola do Iata

A Universidade Federal de Rondônia (Uni)r, tem mantido conversações com a Secretaria de Estado de Educação (Seduc), para cessão do imóvel construído no Iata, distrito de Guajará-Mirim, inicialmente com a previsão de funcionar como um hotel escola. A reitora da Unir, professora Marcele Pereira, que está no cargo há menos de um ano, explica que a obra nunca chegou de fato a ser entregue à universidade, ainda que tenha sido concebida para uso da instituição. “Não houve conclusão da estrutura, e formalmente não está sob a responsabilidade da Unir. Mas ainda assim, por se tratar de uma obra com recursos públicos, entendemos desde o início que era preciso dar destinação, e por isso a parceria com a Seduc se mostrou muito adequada”, detalha a reitora.

As tratativas entre a UNIR e a Seduc tem acontecido desde 2020, quando a Seduc demonstrou interesse em receber o imóvel no distrito do Iata para instalar no local uma escola profissionalizante. A partir daí o diálogo avançou e passou a incluir também a Superintendência da Zona Franca de Manaus, Suframa, que financiou a obra, a Secretaria de Patrimônio da União, SPU, e o Ministério Público Federal, MPF, instâncias necessárias para dar seguimento às intenções manifestadas tanto pela universidade como pelo governo do Estado.

Os contratos para a construção do hotel escola foram firmados entre a Suframa e a extinta Fundação Riomar, com o objetivo de, posteriormente, fazer a incorporação ao patrimônio da Unir. No entanto, com a obra nunca foi concluída, por consequência também não pode ser assumida pela UNIR, tanto que a universidade não pôde nem mesmo fazer a manutenção da estrutura.

Na tarde da sexta-feira (30), uma reunião em que estiveram presentes a reitora Marcele Pereira, o secretário de Estado de Educação, Summy Vivecananda, o procurador federal Raphael Bevilacqua, e Antônio Nogueira, superintendente estadual da SPU, foram feitos os encaminhamentos necessários para que a cessão o imóvel seja concretizada. “Nosso interesse é garantir que a população de Rondônia seja de fato beneficiada com a estrutura existente, e todos os envolvidos estão de fato empenhados para que isso aconteça. Trata-se de tratar o patrimônio público com respeito”, garante a reitora Marcele Pereira.


Rondoniagora.com





2016 © Rondoniagora.com - Jornal Rondoniagora é uma publicação de Central de Jornalismo, Produção, Marketing e Assessoria Ltda. Todo o noticiário, incluindo vídeos, não podem ser publicados, retransmitidos por broadcast, reescritos ou redistribuídos sem autorização escrita da direção, mesmo citando a fonte.

Avenida Guaporé, 4248 - Bairro Igarapé - Porto Velho - RO (69) 3225-9705

Desenvolvido por
Idalus Internet Solutions