Rondônia, quinta-feira, 22 de outubro de 2020
Últimas Notícias   Rondoniagora.com no Facebook Rondoniagora.com no Twitter Rondoniagora.com no Youtube

Geral

Publicado em Quarta, 11 de Março de 2009 - 14h52

Unir oferece mais um curso de mestrado na área de psicologia

Assessoria


A Universidade Federal de Rondônia (Unir) oferece a partir deste ano mais um curso de mestrado. O Programa de Pós-Graduação Mestrado Acadêmico em Psicologia (Mapsi) foi aprovado em dezembro de 2008 pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior do Ministério da Educação (Capes/MEC).

O objetivo do Mapsi, segundo seu coordenador, professor José Juliano Cedaro, é oferecer subsídios teórico-metodológicos que possibilitem a formação de profissionais para o exercício da docência em nível superior e da pesquisa científica no campo da Psicologia, de forma a contribuir para a construção do conhecimento na área e, ao mesmo tempo, responder às demandas da realidade da Região Norte.

Ele explica que o programa contará com as linhas de pesquisa “Psicologia Escolar e Processos Educativos” e “Saúde e Processos Psicossociais”. Inicialmente, o curso de mestrado oferecerá 15 vagas. O professor Cedaro adianta que a primeira seleção do programa ocorrerá ainda neste semestre. “O edital está previsto para ser lançado no final de março e a seleção deve ocorrer no final de maio e início de junho”, afirma. Nove professores da Unir integram o corpo docente do Mapsi – veja relação dos professores do programa, por linha de pesquisa, abaixo.

A aprovação do curso junto à Capes, segundo o professor, foi uma grande conquista para a Unir e, em especial, para o Departamento de Psicologia (Depsi), do Núcleo de Saúde (Nusau), que em 2009 comemora os 20 anos do início da primeira turma do curso de graduação em Psicologia. Ele lembra que dois dos atuais professores do Mapsi – ele e professora Vanessa Aparecida Alves Lima – foram alunos da primeira turma.

O professor Cedaro aponta também que a aprovação do curso indica o sucesso de uma parceria entre a Unir e o Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo (IP/USP) que começou em 1997, com o oferecimento de um mestrado interinstitucional e, posteriormente, de um doutorado interinstitucional em Psicologia. Outro ponto destacado pelo professor é que o projeto do mestrado em Psicologia da Unir foi aprovado na primeira tentativa de submissão à Capes, “fato que mostra a competência e qualificação dos docentes que integram o quadro do Mapsi”, finaliza.

Mestrado e doutorado – Atualmente, incluindo o recém-aprovado Mapsi, a Unir conta com seis programas de pós-graduação stricto sensu. Em Porto Velho, há os programas de pós-graduação em administração (mestrado), biologia experimental (mestrado e doutorado), desenvolvimento regional e meio-ambiente (mestrado), geografia (mestrado) e psicologia (mestrado). No Campus de Guajará-Mirim há o programa de pós-graduação em ciências da linguagem (mestrado).

Corpo docente do mestrado em Psicologia da Unir por linha de pesquisa

- Psicologia Escolar e Processos Educativos: Elizabeth Antonia Leonel de Moraes Martines, Iracema Neno Cecilio Tada, Marli Lúcia Tonatto Zibetti, Neusa dos Santos Tezzari, e Vanessa Aparecida Alves de Lima;
- Saúde e Processos Psicossociais: José Juliano Cedaro, Luís Alberto Lourenço Matos, Maria Hercília Rodrigues Junqueira e Maria Ivonete Barbosa Tamboril.


Rondoniagora.com





2016 © Rondoniagora.com - Jornal Rondoniagora é uma publicação de Central de Jornalismo, Produção, Marketing e Assessoria Ltda. Todo o noticiário, incluindo vídeos, não podem ser publicados, retransmitidos por broadcast, reescritos ou redistribuídos sem autorização escrita da direção, mesmo citando a fonte.

Avenida Guaporé, 4248 - Bairro Igarapé - Porto Velho - RO (69) 3225-9705

Desenvolvido por
Idalus Internet Solutions