Rondônia, sexta-feira, 24 de novembro de 2017
Últimas Notícias   Rondoniagora.com no Facebook Rondoniagora.com no Twitter Rondoniagora.com no Youtube

Geral

Publicado em Sábado, 16 de Fevereiro de 2008 - 11h39

UNIR recebe novos alunos com o Projeto Calourada 2008

UNIR


Na próxima segunda-feira (18), dia de volta às aulas na Universidade Federal de Rondônia (UNIR), a instituição recebe os calouros com o Projeto Calourada 2008 “Quem vem com tudo não cansa”. Segundo a pró-reitora de cultura, extensão e assuntos estudantis, professora Josélia Gomes Neves, o objetivo do projeto é recepcionar os calouros com atividades envolvendo ensino, pesquisa, extensão e cultura em uma perspectiva formativa.A UNIR, neste primeiro semestre, tem 1060 novos alunos matriculados em 37 cursos de graduação e em seis campi. A professora Josélia explica que o projeto Calourada 2008 é uma oportunidade para que os novos alunos compreendam a vida universitária em seus diversos aspectos. Para tanto, o projeto, que acontecerá até sexta-feira (22), conta com uma intensa programação.

Programação na capital

Na segunda, às 8h30, a primeira atividade que será realizada já na entrada do campus “José Ribeiro Filho” é a Blitz da Prevenção, com a distribuição de preservativos e panfletos educativos sobre doenças sexualmente transmissíveis.
Às 9h00, os músicos Luiz Sérgio e Marcos Tupiniquim, de Porto Velho, farão uma apresentação no Centro de Vivência “Paulo Freire”. Em seguida, o projeto será oficialmente aberto por representantes da Reitoria e Pró-Reitorias.

Às 9h40, a PROCEA realizará uma palestra sobre extensão universitária, enfocando o projeto Conexões de Saberes, projeto do Ministério da Educação (MEC) para integrar os conhecimentos de jovens universitários com a produção de saberes de sua própria comunidade, e também os cursos pré-vestibulares comunitários.

Já às 10h30 haverá apresentações teatrais, exposições de artes plásticas, biojóias e fotografias, e atividades desportivas. Movimentos e organizações sociais (Apatox, Tucuxi, CEAP, CPPT Cuniã, kanindé, CJS) também participarão do projeto com estandes no hall da Biblioteca “Prof. Roberto Duarte Pires” durante toda a semana.

Na terça-feira, das 8h às 12h, os calouros poderão participar do Trote Solidário com a doação de sangue. A Fundação Hemeron estará, ao lado do Cento de Vivência “Paulo Freire”, com uma unidade móvel para doação de sangue.
Ainda na terça, às 9h, serão ministradas palestras sobre os Núcleos e Departamentos da UNIR. Será uma oportunidade dos calouros conhecerem um pouco das atividades e dinâmica de ensino da universidade. Às 10h, acontecerá na tele sala da biblioteca o Cine Unir, e das 17h às 20, haverá no estacionamento do campus o “Palco aberto”, com apresentações de artistas locais convidados.

Na quarta-feira, às 9h, os alunos poderão conhecer um pouco das pesquisas feitas pela UNIR. Os grupos de pesquisa da universidade farão uma apresentação de seus projetos de pesquisa.

A professora Josélia explica que as atividades de recepção dos calouros serão desenvolvidas nos três períodos: de manhã, sempre a partir das 8h30; à tarde, às 14h; e à noite, a partir das 19h.

Na quinta-feira, durante todo o dia, o Diretório Central dos Estudantes (DCE) e os Centros Acadêmicos (CA’s) realizarão um torneio desportivo no Ginásio “Tatuzão”.

O encerramento do Projeto Calourada 2008 está previsto para sexta-feira com o show “Quem vem com tudo não cansa”, que acontecerá das 20h às 22h15 nas escadarias da UNIR-Centro, com as atrações Ronildo – Clássico, Kilowatts, Banda Ruahssaf, MHF - Hip-Hop, Quilomboclada e Hei,Hei, Hei.

Programação nos campi

Nos campi da UNIR também haverá uma série de atividades para recepcionar os calouros. Em Vilhena, os Centros Acadêmicos dos cursos de Jornalismo, Letras e Pedagogia preparam uma série de atividades para recepcionar os calouros.

A abertura oficial será na segunda (18), às 8h30, pelos CA’s. Os alunos participarão de atividades culturais, como a mostra de filmes, e na quarta à noite, às 19h20, de uma palestra com a jornalista Maríndia Moura, da TV Rondônia, afiliada da Rede Globo de Televisão.

Em Guajará-Mirim, na segunda-feira (18) à noite, a partir das 19h, os calouros dos cursos de Administração, Letras e Pedagogia terão uma palestra sobre a vida universitária e também participarão de um trote solidário com arrecadação de alimentos não-perecíveis que serão destinados à Pastoral da Criança.

Além dessa atividade, está programada para a sexta-feira (23) uma apresentação da Banda Sinfônica do 6º BIS e de outros artistas locais de Guajará-Mirim.

O projeto Calourada 2008 “Quem vem com tudo não cansa” é organizado pela Pró-Reitoria de Cultura, Extensão e Assuntos Estudantis (PROCEA) da UNIR, em parceria com as demais Pró-Reitorias, Núcleos, campi, e com o Diretório Central dos Estudantes (DCE) e Centros Acadêmicos (CA’s) dos diversos cursos.

Para mais informações, entre em contato com a Coordenação de Assuntos Estudantis ou com a Coordenação de Cultura da PROCEA pelos telefones (69) 2182-2145 e 2182-2211 ou pelo e-mail procea@unir.br. Faça o download da programação do projeto para o campus de Porto Velho e os do interior em www.unir.br/index.php?pag=noticias&id=194


Rondoniagora.com





2016 © Rondoniagora.com - Jornal Rondoniagora é uma publicação de Central de Jornalismo, Produção, Marketing e Assessoria Ltda. Todo o noticiário, incluindo vídeos, não podem ser publicados, retransmitidos por broadcast, reescritos ou redistribuídos sem autorização escrita da direção, mesmo citando a fonte.

Avenida Guaporé, 4248 - Bairro Igarapé - Porto Velho - RO (69) 3225-9705

Desenvolvido por
Idalus Internet Solutions