Rondônia, 12 de julho de 2024
Jornal Rondoniagora
Siga o Rondoniagora

Geral

Unir vai eleger novo vice-reitor em dezembro

Quarta-feira, 18 Outubro de 2023 - 10:10 | da Assessoria


Unir vai eleger novo vice-reitor em dezembro

A Universidade Federal de Rondônia (Unir) iniciou o processo de consulta à comunidade acadêmica para escolha de novo vice-reitor. O edital  define que a votação acontecerá no próximo dia 7 dezembro. A consulta à comunidade universitária é conduzida por comissão composta por três docentes, um representante de servidores técnicos-administrativos, e suplentes, e um representante dos estudantes da Unir, e indicada pelo Conselho Universitário (Consun), instância decisória máxima da Universidade.

Como indicado no edital de consulta à comunidade, podem se candidatar à vice-reitoria docentes de magistério superior que sejam professores titulares, ou associados nível 4, ou então portadores de título de doutor em qualquer nível de carreira. O mesmo edital também prevê o modo como deve ser conduzida a campanha durante a consulta à comunidade acadêmica, que terá a duração entre os dias 04 de novembro e 06 de dezembro. As inscrições de candidatos e candidatos devem ser feitas entre os dias 19 e 26 de outubro. No edital também estão detalhados os canais para inscrição e para os demais contatos com a comissão responsável pela consulta.

Votação

A votação na consulta à comunidade acadêmica para Vice-Reitoria será realizada por meio do Sistema de Votação da Unir, totalmente online, como já têm sido conduzidas as escolhas de diretores de núcleos e campi, além de chefes de departamentos acadêmicos, por exemplo. A mais recente consulta para Reitoria também ocorreu por meio do mesmo sistema. A previsão é para que o resultado seja conhecido ainda na noite de 7 de dezembro, após a votação, que se encerra às 21 horas.

Eleitores

Todos os membros da comunidade universitária são eleitores na consulta para Vice-Reitoria: docentes efetivos, ativos e aposentados; professores visitantes, substitutos, temporários e redistribuídos atuando na Unir; servidores técnico-administrativos efetivos, ativos e aposentados; e alunos regularmente matriculados, tanto da graduação como da pós-graduação (aqui não estão incluídos alunos com trancamento total de matrícula). Os eleitores são divididos em três categorias, e cada uma possui peso próprio na totalização dos votos: o conjunto dos alunos tem peso de 15% na votação; servidores técnico-administrativos também têm peso de 15% na totalização; e o conjunto dos servidores docentes corresponde ao peso de 70% dos votos a serem totalizados.    

Consultas para reitoria e vice-reitoria

Na Unir, como em todas as demais Universidade Federais brasileiras, as consultas para Vice-Reitoria e para Reitoria não são realizadas por meio de formação de chapas, mas de modo independente. Assim, os mandatos de Reitor e Vice-Reitor podem ter início e conclusão independentes, o que ocorre na Unir atualmente. O mandado do atual vice-reitor, professor Juliano Cedaro, será concluído em 6 de março de 2024, e até esta data a expectativa é de que haja a nomeação já confirmada de novo ou nova vice-reitora ou vice-reitor.

Rondoniagora.com

SIGA-NOS NO Rondoniagora.com no Google News

Veja Também