Rondônia, quinta-feira, 2 de dezembro de 2021
Últimas Notícias   Rondoniagora.com no Facebook Rondoniagora.com no Twitter Rondoniagora.com no Youtube

Geral

Publicado em Terça, 26 de Outubro de 2021 - 14h28

Uniron apoia doação de medula óssea

da Assessoria


Uniron apoia doação de medula óssea

Nos dias 22 e 23 de outubro do corrente ano, acadêmicos do curso de Enfermagem da Uniron, estiveram presentes no Coworking que fica localizado no Porto Velho Shopping para cadastrar doadores de medula óssea. O evento já vem acontecendo periodicamente e a IES sempre tem colaborado para a realização do mesmo.

Este evento é uma parceria da Fhemeron, Instituto Nacional de Apoio a Vida de PVH – Invida, Uniron, Base Aérea de Porto Velho, Corpo de Bombeiros, Exército, Polícia Militar e Polícia Rodoviária Federal.

“Sinto-me gratificada por participar dessa ação que visa a captação de medula óssea, tendo em vista ser um ato voluntário e que demonstra a empatia das pessoas que se dispõem a doar um pouco de si em prol do próximo, declara a acadêmica de Enfermagem do 9º período Keilla dos Santos Andrade.

Para Juliana Maria Lucena Fernandes Dantas, que está no último período do curso de Enfermagem, participar de um projeto social voluntariamente é sempre muito gratificante.

Conforme afirma, “pensando ainda que futuramente irá salvar uma vida me torna extremamente realizada como ser humano e como profissional. As pessoas, muitas vezes, não tem ideia do quanto podem ajudar ao próximo e quando explicamos a importância do cadastro ficam fascinadas e entusiasmadas a colaborar. Doar uma ação, é um ato de amor puro e singelo que só precisa de um sim”!

Para a futura Bacharel em Enfermagem, que está cursando o 10º período na UNIRON, Alexandra dos Santos Perez, “ser doador de medula óssea é um ato de amor ao próximo e participar dessa ação também remete ao sentimento de amor, onde se pode dizer que indiretamente estamos aportando de uma singela forma nossa para ajudar ao próximo. É um sentimento de gratidão misturado com prazer em estar envolvida nesse trabalho tão importante para milhares de pessoas em todo o mundo”.

“A inserção dos nossos acadêmicos em eventos como estes, onde puderam estar praticando os conhecimentos adquiridos em sala de aula e aprimorando habilidades de educação em saúde, agrega na formação deles, que em breve serão profissionais e formadores de opinião”, relata a competente docente, Adriane Bonotto Salin.
Bonotto afirma ainda que desta forma, estamos cumprindo mais uma vez com nosso papel social como Instituição de Ensino e a missão da Enfermagem que é de salvar vidas. Ao ver nossos discentes engajados como APOIADORES dessas causas é sinal de que estamos no caminho certo. Sem dúvidas, a UNIRON está construindo a cidadania e formando profissionais comprometidos com a sociedade e buscando empregar ações transformadoras, a fim de promover uma saúde de qualidade, garantindo e respeitando a dignidade de cada cidadão.

O emocionado Lindberg Oliveira, que atua como Coordenador do Invida, ressalta “não importou o lema de cada instituição, não foi observada patente ou cargo, não foi analisada história, formação ou quantos seguidores possuíam. O que vimos, mais uma vez, foram braços unidos e fortes, mãos amigas no servir e salvar, asas prontas para proteger os homens e mulheres, que juntos participaram da sensibilização e do criar de novas esperanças através do cadastro de doadores de medula óssea”.

Oliveira agradece a Fhemeron pela oportunidade, a Direção, Professores e acadêmicos da Uniron, pela parceria e dedicação às ações de sensibilização para doação de sangue e cadastro de doadores de medula óssea e às instituições parceiras pela colaboração. E espera contar com todos em novas estradas, escolas ou shoppings.

No final do evento, foi contabilizado mais de 350 novos doadores cadastrados. Doação tem caminho que só o coração conhece. Para ser doador de medula óssea basta um ato de amor e 5 ml de sangue. Solidariedade, esperança e vidas salvas.


Rondoniagora.com





2016 © Rondoniagora.com - Jornal Rondoniagora é uma publicação de Central de Jornalismo, Produção, Marketing e Assessoria Ltda. Todo o noticiário, incluindo vídeos, não podem ser publicados, retransmitidos por broadcast, reescritos ou redistribuídos sem autorização escrita da direção, mesmo citando a fonte.

Avenida Guaporé, 4248 - Bairro Igarapé - Porto Velho - RO (69) 3225-9705

Desenvolvido por
Idalus Internet Solutions