Rondoniagora.com

Rondônia, 26 de Setembro de 2022
Banner
Siga o Rondoniagora

Geral

Universidade do Paraná firma convênio para regular mercado de leite

Terça-feira, 19 Maio de 2009 - 16:35 | RONDONIAGORA.COM




A Universidade Federal do Paraná firmou convênio com a Câmara Setorial do Leite para regular o preço do leite no Estado de Rondônia. Os dados estatísticos serão repassados ao Conseleite, conselho regulador do mercado, a exemplo do que já acontece no Paraná. A idéia é implantar o serviço e repassar as ações para a Universidade Federal de Rondônia (Unir), já que hoje não dispõe de pessoal treinado.

A partir de agora, o produtor não terá mais que barganhar melhor preço com o laticínio porque todos os valores estarão disponíveis numa tabela aprovada pelas indústrias e os pequenos produtores. A necessidade de criação de uma câmara reguladora embasada em estudos técnicos surgiu depois do impasse entre empresários e criadores de gado por causa do preço pago pelo leite in natura.

O deputado estadual Jesualdo Pires (PSB-Ji-Paraná), idealizador e presidente da CPI do Leite, buscou a experiência dos paranaenses com o mercado, acabando com as constantes ameaças de greve e desvalorização do pequeno produtor. Jesualdo explica que uma grande audiência pública deverá ser realizada em meados de junho para discutir e aprovar o relatório final da CPI, que garantiu a criação do Conseleite e a assinatura do convênio com a federal do Paraná.
Rondoniagora.com

SIGA-NOS NO Rondoniagora.com no Google News