Rondônia, quinta-feira, 25 de fevereiro de 2021
Últimas Notícias   Rondoniagora.com no Facebook Rondoniagora.com no Twitter Rondoniagora.com no Youtube

Geral

Publicado em Quarta, 23 de Junho de 2010 - 09h02

Urso Branco: Mais três foragidos são julgados na quinta-feira

TJ-RO


A segunda etapa de julgamentos do Caso Urso Branco será realizada neste mês de junho. Na quinta-feira, 24, mais três acusados pela autoria de 27 assassinatos no interior da Casa de Detenção José Mário Alves, ocorridos há oito anos, em Porto Velho. Os três réus eram detentos na época das mortes e estão foragidos do sistema prisional do Estado. Nos julgamentos realizados em maio, 14 réus foram julgados, onze condenados e três absolvidos.

No plenário do Tribunal do Júri, no centro da capital, Germano Conrado da Silva Filho, vulgo Dega, Lichard José da Silva (Piu-Piu) e Ronaldo de Freitas Pimentel serão julgados por sete jurados, escolhidos no início da sessão, por meio de um sorteio feito pelo Juiz que preside o julgamento, Aldemir de Oliveira, titular da 2ª Vara do Tribunal do Júri da comarca de Porto Velho. Os três serão defendidos por defensores públicos. O julgamento terá início às 8h.

Réus

Na próxima quarta-feira, 30, outros três réus vão a júri popular. Eder Santos Carvalho (Nego Eder), Eduardo Mariano Dias e Claudeílton Fernandes Pantoja (Eltim do Triângulo) também são acusados pelo Ministério Público de participação nas mortes. O caos no presídio Urso Branco levou o Tribunal de Direitos Humanos da Organização dos Estados Americanos (OEA) a condenar o Estado Brasileiro a diversas sanções pela violência instalada no presídio na época.

Segundo o juiz, como os réus fugiram do sistema prisional depois da divulgação do calendário, e não houve tempo hábil para uma nova convocação por edital (casos de réus ausentes), foi marcada nova data para o juri. Os demais acusados pronunciados, um preso e três diretores do presídio na época da "chacina", entraram com recurso no segundo grau e a qualquer momento podem ter uma definição se deverão ou não ir a julgamento.

Rondoniagora.com





2016 © Rondoniagora.com - Jornal Rondoniagora é uma publicação de Central de Jornalismo, Produção, Marketing e Assessoria Ltda. Todo o noticiário, incluindo vídeos, não podem ser publicados, retransmitidos por broadcast, reescritos ou redistribuídos sem autorização escrita da direção, mesmo citando a fonte.

Avenida Guaporé, 4248 - Bairro Igarapé - Porto Velho - RO (69) 3225-9705

Desenvolvido por
Idalus Internet Solutions