Rondônia, 13 de junho de 2024
Jornal Rondoniagora
Siga o Rondoniagora

Geral

Usina Jirau comemora índice zero de mortandade de peixes

Sexta-feira, 15 Outubro de 2010 - 10:27 | RONDONIAGORA


Usina Jirau comemora índice zero de mortandade de peixes
Índice zero de mortandade. Esse é o resultado em mais de um ano do trabalho de resgate nas ensecadeiras da Usina Hidrelétrica Jirau. Para comemorar o sucesso da ação, que contabilizou o salvamento de 216.802 peixes, as empresas parceiras do Programa de Resgate da Ictiofauna receberam peças em cristal cortadas a laser com imagem em 3D de um peixe, confeccionadas especialmente para comemorar o feito.



A solenidade foi comandada pelo Diretor Presidente da Energia Sustentável do Brasil (ESBR) Victor Paranhos, com a participação do diretor de Meio Ambiente e Sustentabilidade da ESBR, Antonio Luiz Abreu Jorge. A realização ocorreu durante visita do Presidente Mundial da GDF Suez, Gérard Mestrallet e sua comitiva ao canteiro de obras da Usina Jirau.

Receberam as peças na ocasião, a bióloga Fernanda Capuzo (Naturae), o engenheiro Daniel Seabra (Leme Engenharia), Hidário Martins (Construtora Camargo Corrêa) e Alexandre Bitar (coordenador de Meio Ambiente da ESBR). Toda a comitiva da GDF Suez também recebeu a peça de homenagem.

O Programa de Resgate da Ictiofauna tem como objetivo fazer o transporte dos peixes das áreas ensecadas para o leito do Rio Madeira, com segurança, evitando a mortandade de peixes durante todas as fases de implantação do empreendimento hidrelétrico.

O resgate envolve mais de 108 profissionais das áreas de Engenharia e Meio Ambiente, entre biólogos, pescadores, barqueiros, técnicos de segurança e pessoal de apoio. As espécies mais capturadas nas ensecadeiras são a pescada, mandubé, mandi, branquinha, papuda, sardinha, cascudo, bodó, curimatã e curimba.
Rondoniagora.com

SIGA-NOS NO Rondoniagora.com no Google News

Veja Também