Rondônia, domingo, 22 de abril de 2018
Últimas Notícias   Rondoniagora.com no Facebook Rondoniagora.com no Twitter Rondoniagora.com no Youtube

Geral

Publicado em Sexta, 29 de Agosto de 2008 - 14h03

Vacinação: Porto Velho tenta atingir meta neste sábado

Ascom


Desde que começou a primeira mobilização para a Campanha de Vacinação contra a Rubéola, dia 9 de agosto, a Secretaria Municipal de Saúde (Semusa) tem procurado de todas as formas chamar a atenção da população para a necessidade da vacinação. Técnicos e enfermeiros da Semusa têm ido a bancos, escolas, faculdades, empresas e comércio em geral levando a vacina diretamente aos adultos entre 20 e 39 anos. Mesmo com o empenho, Porto Velho ainda não atingiu nem a metade da meta de vacinação: 136 mil pessoas, nas áreas urbana e rural. Neste sábado (30), será montada novamente toda uma estrutura pela Semusa, através da Divisão de Imunização, com apoio de vários outros órgãos e instituições. A partir das 9 horas, uma grande carreata, sairá da frente da Semusa, na avenida Calama e vai acompanhar o carro do corpo de bombeiros por várias ruas da capital. Durante a carreata, equipes de vacinadores vão levar a vacina a população pelas avenidas Sete de Setembro, Carlos Gomes, Jatuarana e Amador dos Reis.

Postos abertos

Os 19 postos de saúde da capital estarão funcionando de 8 até às 17:30h, também para que as pessoas sejam vacinadas contra a rubéola. O grande desafio do Ministério da Saúde é conscientizar também os homens sobre a importância da vacinação contra a rubéola, mas poucos comparecem aos postos para a vacinação, apesar dos apelos. A Semusa conseguiu vacinar até agora apenas 51 mil pessoas, restando ainda 81 mil para serem vacinadas. Segundo a diretora da Divisão de Imunização da Semusa, Goreti Marinho, falta mais conscientização por parte da população. ”Enquanto algumas pessoas não são atingidas por uma doença como a rubéola não conseguem dimensionar os riscos que correm e que levam a outras pessoas. Os homens que ainda não se vacinaram não estão avaliam o risco que corre uma mulher grávida que esteja próxima a ele, caso ele esteja com o vírus da rubéola. Esse pouco interesse da população em se vacinar contra a Rubéola é uma questão de consciência e só vai melhorar quando o cidadão tiver um caso da doença na família, quem sabe até um óbito”, desabafa a diretora.

A rubéola é uma doença infecto-contagiosa também causada por um vírus que é transmitido pelas secreções nasais e da garganta. O infectado apresenta febre, manchas vermelhas pelo corpo, "ínguas" no pescoço e nuca após um período de 20 dias, após o contágio.

Dando continuidade a Campanha Nacional de Vacinação contra a Rubéola, a secretaria municipal de Saúde realiza mais uma etapa neste dia 30 de agosto. A vacinação será realizada pela Divisão de Imunização da Semusa. Até o dia 12 de setembro, os postos e policlínicas também vão funcionar especialmente para vacinação, até as 14 hs. Para tentar alcançar um número maior de imunizados, a secretaria municipal de Saúde continua disponibilizando a vacinação contra a Rubéola diretamente nas empresas, quando solicitada. Para agendar uma vacinação exclusiva, a empresa deve entrar em contato a Divisão de Imunizações, através do telefone 3901- 3194.

Rondoniagora.com





2016 © Rondoniagora.com - Jornal Rondoniagora é uma publicação de Central de Jornalismo, Produção, Marketing e Assessoria Ltda. Todo o noticiário, incluindo vídeos, não podem ser publicados, retransmitidos por broadcast, reescritos ou redistribuídos sem autorização escrita da direção, mesmo citando a fonte.

Avenida Guaporé, 4248 - Bairro Igarapé - Porto Velho - RO (69) 3225-9705

Desenvolvido por
Idalus Internet Solutions