Rondônia, domingo, 7 de março de 2021
Últimas Notícias   Rondoniagora.com no Facebook Rondoniagora.com no Twitter Rondoniagora.com no Youtube

Geral

Publicado em Segunda, 18 de Janeiro de 2021 - 17h40

Vacinas devem chegar na manhã desta terça-feira; Porto Velho começa vacinação às 10 horas no Samu

da Redação


Vacinas devem chegar na manhã desta terça-feira; Porto Velho começa vacinação às 10 horas no Samu

A primeira remessa com mais de 49 mil doses de vacina CoronaVac deve chegar ao solo rondoniense por volta das 6 horas da manhã desta terça-feira (19), informou o secretário da Saúde, Fernando Máximo, durante coletiva com a imprensa da Capital durante a tarde desta segunda-feira (18). Ele disse que iria pedir aos municípios que a vacinação começasse ao mesmo tempo, mas afirmou entender que, pela ansiedade e distância, acredita que isso não será possível. Na Capital, a vacinação está prevista para iniciar às 10 horas, segundo a Prefeitura, na sede do Samu.

Sobre o início da vacinação, a Semusa informou que será um evento restrito, não aberto ao público e que não haverá vacinação para a população em geral neste primeiro momento. O público alvo nesta fase são os profissionais de saúde pública e iniciativa privada que estão na linha de frente no combate a pandemia. Servidores com atestados ou afastados serão imunizados posteriormente, conforme o recebimento das vacinas;

Os profissionais de saúde serão vacinados em seus locais de trabalho para facilitar o acesso do trabalhador ao imunizante, dar celeridade no processo e evitar aglomerações nas unidades de saúde, uma vez que a maioria está atendendo pacientes com suspeita de coronavírus no período vespertino.

Antes de Máximo, o governador Marcos Rocha falou com os jornalistas e em um balanço geral disse que o problema atual do Estado não é com leitos, mas com a falta de médicos e por isso enviou projeto para a Assembleia criando um incentivo no valor de R$ 5 mil para os profissionais atuem em locais de difícil acesso. O governador afirmou que manteve contato com o presidente da República e conseguiu aumentar a quantidade de doses para o Estado. Destacou que o Governo Federal é que é responsável pela vacinação e que o Estado dá apoio.

Presente da coletiva, o empresário Francisco Holanda destacou o empenho do Governo no combate ao Coronavírus e criticou setores empresariais das áreas de bar e casas noturnas por terem agido irresponsavelmente no final do ano, o que contribuiu para o aumento de casos da doença.

Forte aparato

O secretário Fernando Máximo explicou que esteve reunido com representantes da PF, PRF, Polícia Civil e PM, para falar sobre a segurança das vacinas no Estado. Disse que estarão envolvidos ainda a Abin e pediu apoio das Forças Armadas e justificou dizendo que o Estado está na região de fronteira.

Máximo detalhou que serão os profissionais de saúde, que estarão na linha de frente e idosos com mais de 75 anos, os primeiros a serem vacinados. Sobre a quantidade para cada município ele disse que não sabia precisar, uma vez que ainda participaria de reunião com representantes do Ministério da Saúde, que passarão detalhes.

Ele explicou também que as pessoas que serão vacinadas receberão a segunda dose em duas semanas.


Rondoniagora.com





2016 © Rondoniagora.com - Jornal Rondoniagora é uma publicação de Central de Jornalismo, Produção, Marketing e Assessoria Ltda. Todo o noticiário, incluindo vídeos, não podem ser publicados, retransmitidos por broadcast, reescritos ou redistribuídos sem autorização escrita da direção, mesmo citando a fonte.

Avenida Guaporé, 4248 - Bairro Igarapé - Porto Velho - RO (69) 3225-9705

Desenvolvido por
Idalus Internet Solutions