Rondônia, domingo, 24 de janeiro de 2021
Últimas Notícias   Rondoniagora.com no Facebook Rondoniagora.com no Twitter Rondoniagora.com no Youtube

Geral

Publicado em Segunda, 23 de Novembro de 2020 - 17h26

Vale a pena investir na carreira de freelancer? Conheça 4 dicas essenciais

da Redação


Vale a pena investir na carreira de freelancer? Conheça 4 dicas essenciais

Hoje em dia o termo freelancer se tornou um dos mais usados no dia a dia de quem procura um trabalho ou de quem já está no mercado. Mas, afinal, o que é preciso para atuar como “frila”?

Ter um bom conhecimento da sua área de atuação é indispensável. Mas é preciso também levar em conta métodos para mostrar que você está no mercado e é o melhor naquilo que faz. Ter um site próprio com um domínio registrado já é um começo.

Há também outros elementos que irão pavimentar a estrada para quem almeja ser bem sucedido nessa carreira. Para saber quais são, confira algumas dicas essenciais que preparamos esse artigo.

Por que atuar como freelancer?

Seguir a carreira de freelancer nos dias de hoje é uma possibilidade interessante - e lucrativa - para quem atua em áreas como, por exemplo, tecnologia da informação, designer gráfico, jornalismo, publicidade e propaganda.

Além disso, nos últimos anos houve um avanço da Computação em Nuvem, bem como surgiram ferramentas digitais que tornam cada vez mais viáveis esse tipo de carreira.

Hoje em dia, profissionais da música, da fotografia e do audiovisual possuem condições de montar um “home studio” no próprio quarto. Basta ter as ferramentas digitais certas e, é óbvio, o indispensável conhecimento e talento que as respectivas áreas exigem.

Além disso, o Trello, Asana, o Google Drive e o Dropbox são outras ferramentas que viabilizam vários profissionais a adotarem a carreira de freelancer, pois elas permitem o compartilhamento de vários arquivos na nuvem.

Se hoje o conceito de Home Office parece que chegou para ficar, boa parte da culpa é dessas ferramentas. E se levarmos em conta também a presença de uma pandemia, a atuação como freelancer, em casa, se torna uma opção muito interessante (para não dizer também saudável).

Vale a pena investir na carreira de freelancer? Conheça 4 dicas essenciais

Vida de freelancer - Conheça essas 4 dicas

O profissional freelancer é aquele que, em muitos casos, não tem patrão, não tem a necessidade de bater ponto e muitas vezes pode determinar os seus próprios horários de trabalho.

Todavia, não custa lembrar que a liberdade também exige responsabilidade. A vida de um profissional freelancer não é uma festa completa. Pelo contrário, é preciso ir atrás de clientes, ter planejamento e jogar com as incertezas.

Por essa razão, quem almeja investir na carreira de freelancer deve estar atento para uma série de questões. Deve saber também que ser freelancer não é a receita definitiva para o sucesso.

Na verdade, é uma jornada de persistência que exige foco, planejamento, conhecimento do segmento em que atua e também uma ampla compreensão do mercado. Por isso, para quem pretende - ou até já está nessa estrada - vale seguir essas dicas.

  1. Tenha presença digital

 Quem quer ser freelancer tem que mostrar para o mundo o seu trabalho, mostrar a sua qualificação e que o cliente vai sair ganhando ao investir no trabalho do profissional.

Nesse mundo cada vez mais conectado com a internet, a melhor vitrine para um freelancer é estar online, é ter presença digital. É aí que entram no jogo os blogs, os sites e o gerenciamento das suas redes sociais.

Por isso, quando se trata de presença digital, é necessário levar em conta alguns detalhes importantes. Veja quais são eles.

Site ou blog

O freelancer bem sucedido possui um portfólio. E isso é essencial para qualquer área. Freelancer sem portfólio é como um soldado indo para o campo de batalha sem as suas armas.

Nos dias de hoje, o melhor local para ter um portfólio, para fazer propaganda dos seus trabalhos e das suas qualidades é a internet. Por essa razão, é fundamental ter um site ou blog.

Para criar um não é difícil e se você é da área de webdesign, então dispensa qualquer dica. Para quem não é da área, fica a dica de uma ferramenta intuitiva como o WordPress. Mas é sempre bom lembrar de um detalhes que não pode ser deixado de lado: registrar domínio desse site.

Com um domínio exclusivo, da sua propriedade, você vai transmitir a credibilidade e o profissionalismo necessário que um bom freelancer precisa para se consolidar no mercado.

Redes sociais

Facebook, Instagram e outras redes sociais são pontos onde há constante interação de pessoas. Posto isso, um freelancer, que necessita de contatos para se dar bem na profissão, não pode ignorar o potencial das redes sociais.

Por isso, é fundamental estar ativo nas redes, usá-las para divulgar o seu site, para fechar parcerias e para mostrar que você é a escolha ideal dos clientes.

Vale lembrar que, no âmbito profissional, a rede social ideal é o LinkedIn. Ali você poderá fazer uma boa base de contatos.

Vale a pena investir na carreira de freelancer? Conheça 4 dicas essenciais

2-Tenha um planejamento financeiro

 Atuar como um freelancer nem sempre será a garantia de várias demandas de trabalho. Alguns meses poderão “chover clientes na sua horta”, enquanto em outros meses serão menos rentáveis.

É por essa razão que trabalhar como freelancer é sempre pensar no dia de amanhã, sempre estando preparado para momentos conturbados.

Sendo assim, tenha ao seu lado alguma ferramenta que auxilia na gestão das suas finanças. Por meio delas é possível controlar e planejar os gastos do mês, bem como criar metas e objetivos.

Algumas dessas ferramentas são a Organizze, a Conta Azul e o Evernote. Elas são intuitivas e permitem você planejar a sua vida financeira de forma correta e eficiente.

3 - Tenha um bom ambiente de trabalho

Muitos freelancers trabalham no regime de Home Office. Porém, sempre é bom lembrar que, apesar do trabalho ser no conforto do lar, não significa que o grau de responsabilidade é menor.

Um bom profissional preza pela qualidade em qualquer ambiente de trabalho. Nesse caso, a organização do local conta pontos a favor. Por isso, para tornar o seu local de tarefas agradável, é necessário priorizar a organização.

É importante poder contar com uma mesa e uma poltrona confortável, que valoriza a ergonomia. É necessário também ter uma boa conexão de internet e alguns acessórios a mais, caso seja necessário como impressora, blocos de rascunhos e canetas.

Além disso, também há a possibilidade do profissional freelancer recorrer a um espaço de coworking. Atualmente eles estão cada vez mais comuns nas grandes cidades do Brasil. 

4 - Tenha vontade de aprender

Os clientes não querem investir em profissionais com pouca capacidade. Portanto, a última dica envolvendo o trabalho freelancer é uma das mais importantes: não pare de estudar a sua área de atuação.

Independente do seu segmento de trabalho, seja ele informática, publicidade, fotografia ou outra, tenha sempre curiosidade para aprender mais. Fique atento para as novas tecnologias usadas, vá atrás de cursos e faça valer o que diz o seu portfólio.

No atual contexto, diante das possibilidades que a internet oferece, há vários profissionais que atuam como freelancer. É por esse motivo que é fundamental buscar sempre ser um diferencial.

Vale sim investir na carreira de “frila”

As possibilidades são várias e a tecnologia ajuda muito nesse caso, pois sempre há clientes em busca de bons profissionais.

O importante é caprichar na divulgação, ter um bom site e um domínio registrado. É fundamental também se preparar e estudar constantemente.

Portanto, seguindo por esses caminhos, ser freelancer é ser um profissional que, além de uma certa autonomia, tem condições de prosperar.


Rondoniagora.com





2016 © Rondoniagora.com - Jornal Rondoniagora é uma publicação de Central de Jornalismo, Produção, Marketing e Assessoria Ltda. Todo o noticiário, incluindo vídeos, não podem ser publicados, retransmitidos por broadcast, reescritos ou redistribuídos sem autorização escrita da direção, mesmo citando a fonte.

Avenida Guaporé, 4248 - Bairro Igarapé - Porto Velho - RO (69) 3225-9705

Desenvolvido por
Idalus Internet Solutions