Rondônia, segunda-feira, 23 de abril de 2018
Últimas Notícias   Rondoniagora.com no Facebook Rondoniagora.com no Twitter Rondoniagora.com no Youtube

Geral

Publicado em Domingo, 18 de Maio de 2008 - 12h17

Vencedor de leilão da Usina de Jirau pode ser conhecido em 7 minutos

AGÊNCIA BRASIL


O consórcio que ficará responsável pela construção e operação da Usina Hidrelétrica de Jirau, em Rondônia, segundo empreendimento energético do Complexo do Rio Madeira, pode vir a ser conhecido 7 minutos após a abertura do leilão, previsto para as 14h desta segunda-feira (19). Este é o tempo de duração da primeira fase do certame, que consiste na apresentação de lance único em envelope fechado. Como apenas dois grupos estão na disputa, se a diferença entre o valor do preço mínimo e o apresentado pelo concorrente for superior a 5%, o vencedor já estará definido. Foi o que ocorreu no leilão da Usina de Santo Antônio, realizado em dezembro do ano passado.

O edital do leilão prevê que o megawatt hora não poderá custar mais que R$ 91. Se houver diferenças nos lances em percentual inferior a 5%, ambos os concorrentes classificam-se para segunda fase, que será de rodadas uniformes a partir do menor lance da fase anterior. Há ainda a possibilidade de rodadas discriminatórias caso nenhum dos grupos concorde em bancar um dos lances das rodadas uniformes.

Conhecido o vencedor, cabe a ele definir o percentual de energia que será destinado ao Ambiente de Contratação Regulada (ACR) - no mínimo 70% - e o que será negociado no mercado livre. A partir de um cálculo de modicidade tarifária chega-se ao preço final de venda da energia.

A disputa por Jirau será travada pelos consórcios Jirau Energia - que tem a mesma formação do que venceu o certame da Usina de Santo Antônio, o Madeira Energia – Odebrecht e Furnas, e o Energia Sustentável do Brasil, composto pelas empresas Suez Energy, Camargo Côrrea e pelas estatais Eletrosul e Companhia Hidrelétrica do São Francisco(Chesf).


Rondoniagora.com





2016 © Rondoniagora.com - Jornal Rondoniagora é uma publicação de Central de Jornalismo, Produção, Marketing e Assessoria Ltda. Todo o noticiário, incluindo vídeos, não podem ser publicados, retransmitidos por broadcast, reescritos ou redistribuídos sem autorização escrita da direção, mesmo citando a fonte.

Avenida Guaporé, 4248 - Bairro Igarapé - Porto Velho - RO (69) 3225-9705

Desenvolvido por
Idalus Internet Solutions