Rondônia, quinta-feira, 24 de junho de 2021
Últimas Notícias   Rondoniagora.com no Facebook Rondoniagora.com no Twitter Rondoniagora.com no Youtube

Geral

Publicado em Sexta, 23 de Abril de 2021 - 08h40

Videogames podem oferecer benefícios

da Redação


Os videogames são um assunto controverso nas famílias. É verdade que as crianças e adolescentes costumam exagerar, e que isso pode levar a diversos problemas físicos e psicológicos. Mas será que, se usados com moderação, respeitando as normas de indicação etária e escolhidos com cuidado, eles não podem ser úteis?

Já existem estudos que demonstram que os jogos virtuais podem ajudar a exercitar diversas áreas importantes do cérebro. Vamos listar alguns dos benefícios que os videogames podem oferecer para pessoas de todas as idades e explicar como isso funciona. Então, continue a leitura e entenda melhor este assunto.

Videogames podem oferecer benefícios

Unsplash

Tomada de decisões

Tomar decisões rapidamente, considerando todos os aspectos que elas envolvem, é uma habilidade muito útil em diversas carreiras. Principalmente nos cargos de liderança, as pessoas que têm facilidade para se decidir, e conseguem fazer as melhores escolhas, costumam levar vantagem em relação a quem precisa de mais tempo.

Nos jogos de videogame esta habilidade é testada e exercitada constantemente. Por isso, as pessoas que jogam com frequência têm uma tendência para serem mais habilidosas ao analisarem variáveis para escolherem entre diversas opções de ações possíveis, como ao jogar no NetBet apostas.

Trabalho em equipe

Outra qualidade fundamental, que tem grande valorização no mercado de trabalho e que é aprimorada através dos jogos virtuais, é a capacidade de trabalhar bem em equipe. Quase sempre os trabalhos exigem que haja colaboração entre diferentes pessoas, e dificuldades neste aspecto podem comprometer a qualidade e a assertividade deles. No universo dos videogames este tipo de interação é constante.

A maioria dos jogos de computador mais jogados no mundo utiliza plataformas com muitos jogadores simultâneos, que são divididos em equipes que se enfrentam. Com isso os jovens aprendem a colocar o sucesso do time em primeiro lugar, a liderar e a dividir informações com precisão de forma sintética.

Videogames podem oferecer benefícios

Unsplash

Persistência e criatividade

Por fim, mas não menos importante, os jogos ensinam crianças e adolescentes a terem persistência e serem criativos para encontrarem soluções. Quando estão jogando, muitas vezes os jogadores encontram desafios que parecem impossíveis de serem superados, e são frustrados e confrontados. Com isso eles treinam formas de superação.

Para encontrar uma saída eles precisam descobrir novas formas de jogar, elaborar estratégias, persistir e cooperar. Na vida nos deparamos com situações muito semelhantes, e se tivermos as habilidades necessárias para vencer um videogame, provavelmente nos saímos melhor, inclusive profissionalmente.

Como em muitas outras situações, o exagero é o grande responsável pelos prejuízos que podem ser causados, e não os jogos de computador em si. É importante ter atenção para avaliar se crianças e adolescentes estão passando da conta ou se fazem um uso saudável dos videogames. Buscar se inteirar sobre os jogos e acompanhar as partidas pode ser uma boa forma de entender como eles se relacionam.

O segredo é controlar o tempo gasto, a qualidade e a indicação de idade dos jogos, para garantir que eles possam ser uma ferramenta de aprendizagem combinada com diversão, e ajudem a desenvolver características positivas nos jogadores.


Rondoniagora.com





2016 © Rondoniagora.com - Jornal Rondoniagora é uma publicação de Central de Jornalismo, Produção, Marketing e Assessoria Ltda. Todo o noticiário, incluindo vídeos, não podem ser publicados, retransmitidos por broadcast, reescritos ou redistribuídos sem autorização escrita da direção, mesmo citando a fonte.

Avenida Guaporé, 4248 - Bairro Igarapé - Porto Velho - RO (69) 3225-9705

Desenvolvido por
Idalus Internet Solutions