Rondônia, segunda-feira, 17 de janeiro de 2022
Últimas Notícias   Rondoniagora.com no Facebook Rondoniagora.com no Twitter Rondoniagora.com no Youtube

Geral

Publicado em Terça, 11 de Janeiro de 2022 - 10h10

Violência doméstica foi tema de TCC de acadêmica da UNIRON

da Assessoria


Violência doméstica foi tema de TCC de acadêmica da UNIRON

No dia 7 de dezembro, a acadêmica Karen Eduarda Ramos Costa Azevedo, do curso de Jornalismo, apresentou seu Trabalho de Conclusão de Curso – TCC, intitulado “Mulheres em Situações de Violência Doméstica durante a Pandemia em Porto Velho: Grande Reportagem Impressa”, sob a orientação da Professora Viviane Camelo.

A presente obra teve o objetivo de mostrar através de uma grande reportagem impressa, o aumento da violência doméstica contra a mulher durante o período de pandemia em Porto Velho, e como elas procuraram ajuda e os tipos de violência que sofreram e por quem.
Com o surgimento do novo coronavírus e com o isolamento social, muitas situações tiveram que ser readaptadas na sociedade, e uma delas foi a permanência por tempo indeterminado de pessoas dentro de suas casas, o que acarretou em aumento da violência doméstica. Por outro lado, houve uma diminuição de denúncias feitas pelas vítimas.

A partir dessa problemática, buscou-se mostrar o processo até chegar nas denúncias feitas pelas vítimas.

A pesquisa de campo realizada foi qualitativa, onde foram realizadas entrevistas com 6 mulheres vítimas de violência doméstica, 1 Defensora Pública e 1 Psicóloga do CREAS Mulher. Na sequência foram realizadas as decupagens do material gravado para a elaboração do relatório e o diagnóstico da pesquisa, e assim chegar no objetivo do trabalho.

A jovem portovelhense informa que escolheu o tema, pois conheceu pessoas que estavam sendo vítimas da violência doméstica e permaneciam sem denunciar os agressores.

A partir disso, escolheu esse assunto para desenvolver. “Inicialmente, me senti mal quando comecei a entrevistar as mulheres vítimas. No entanto, percebi a necessidade de continuar com essa temática, e graças ao apoio da família e dos Professores, em especial o Benedito, segui adiante”, relata Karen.

Eduarda menciona que inclusive entrevistou uma conhecida sua que estava sofrendo violência. Em todas as entrevistas, foi comum o relato de que as mulheres sofreram mais de um tipo de violência, em especial a psicológica.

Em outra situação, se deparou com uma tentativa de assassinato, que felizmente não aconteceu.

Para quem estiver interessado, poderá conferir mais dados, na Revista Strong Woman, edição Nov/Dez 2021.

Violência doméstica foi tema de TCC de acadêmica da UNIRON

Se por um lado, teve dificuldades e tristeza no início, ao final, Ramos sente-se realizada pela obra que concluiu. Por último, agradece a Deus, aos pais Antonio e Cléa, ao esposo Estevan e demais familiares, que a apoiaram em todos os momentos.

De acordo com a Coordenadora do curso de Jornalismo, Maria Angela de Lima, “a violência doméstica é sempre um tema de muita importância e se faz necessário que a mídia dê espaço para a temática. Ao ver acadêmicos de Jornalismo com interesse pela causa, já na academia, só nos deixa com muito orgulho desses novos jornalistas que estão começando a carreira”.


Rondoniagora.com





2016 © Rondoniagora.com - Jornal Rondoniagora é uma publicação de Central de Jornalismo, Produção, Marketing e Assessoria Ltda. Todo o noticiário, incluindo vídeos, não podem ser publicados, retransmitidos por broadcast, reescritos ou redistribuídos sem autorização escrita da direção, mesmo citando a fonte.

Avenida Guaporé, 4248 - Bairro Igarapé - Porto Velho - RO (69) 3225-9705

Desenvolvido por
Idalus Internet Solutions