Rondônia, segunda-feira, 28 de setembro de 2020
Últimas Notícias   Rondoniagora.com no Facebook Rondoniagora.com no Twitter Rondoniagora.com no Youtube

Geral

Publicado em Quarta, 02 de Setembro de 2020 - 09h31

Visitas em presídios retornam em outubro em Rondônia

da Redação


Visitas em presídios retornam em outubro em Rondônia

As visitas sociais nos presídios de Rondônia devem retornar na primeira semana de outubro deste ano, segundo informou ao RONDONIAGORA a Secretaria da Justiça (Sejus). A entrada de familiares no sistema prisional está suspensa desde o mês de março, por conta da pandemia causada pelo Coronavírus.

A decisão para o retorno das visitas, segundo a Sejus, partiu do Governo, através da Sejus e o Poder Judiciário, durante uma reunião. A secretaria disse que o retorno será de forma gradativa para resguardar servidores e massa carcerária, já́ que ainda há́ a risco de contagio pela Covid-19.

A Sejus afirmou que tem trabalhado na elaboração do cronograma de atividades, e, na portaria de regulamentação que explicitará as exigências administrativas e procedimentos a serem seguidos, como por exemplo, o número de visitantes, regras de comportamento, tempo de duração das visitas sociais e quais estabelecimentos penais estão aptos à reabertura neste primeiro ciclo.

Segundo a secretaria, a previsão é que até o fim do mês as normas sejam publicadas e na primeira semana de outubro ocorrerá o retorno das visitas sociais de maneira gradual. Não há previsão de retorno das visitas íntimas nas unidades.

Questionada sobre a forma que a Sejus vem trabalhando para evitar a propagação da doença no sistema prisional, a secretaria informou que todos os presos com suspeita de Coronavírus são isolados e passam por exame de tuberculose, malária e Covid-19.

A secretária informou ainda que tem empenhado esforços para identificar, prevenir e controlar o contágio da doença no sistema prisional do Estado, disponibilizado materiais de insumo, como máscaras descartáveis, máscaras de pano, álcool 70%, kits higiênicos, sabão e equipamento de proteção individual. Os materiais são disponibilizados para todos os servidores e todas as pessoas privadas de liberdade.

Outra forma de prevenção que a Sejus adotou, foi realizando a sanitização das unidades e outros trabalhos de prevenção, como por exemplo, a fabricação de caixas e hastes de luz ultravioleta para a desinfecção de objetos e celas.

Em relação aos cuidados na hora do contato dos presos com os servidores, a Sejus disse que os policiais penais têm pouco contato físico com os presos, mas quando necessário, sempre utilizam máscara tanto os servidores quanto os presos e seguem as regras de higienização das mãos.

Coronavírus nos presídios

Boletim divulgado pela Sejus informou que 363 servidores testaram positivo para Covid-19, destes, 329 estão curados. Foram registradas ainda, seis óbitos de servidores. No momento não há servidores internados, segundo a secretaria.

Sobre os apenados, a Sejus disse que 492 testaram positivo para o Coronavírus, destes 470 estão curados. Um apenado precisou ser internado. Duas mortes foram registradas.


Rondoniagora.com





2016 © Rondoniagora.com - Jornal Rondoniagora é uma publicação de Central de Jornalismo, Produção, Marketing e Assessoria Ltda. Todo o noticiário, incluindo vídeos, não podem ser publicados, retransmitidos por broadcast, reescritos ou redistribuídos sem autorização escrita da direção, mesmo citando a fonte.

Avenida Guaporé, 4248 - Bairro Igarapé - Porto Velho - RO (69) 3225-9705

Desenvolvido por
Idalus Internet Solutions