Rondônia, sábado, 4 de abril de 2020
Últimas Notícias   Rondoniagora.com no Facebook Rondoniagora.com no Twitter Rondoniagora.com no Youtube

Nacional

Publicado em Quinta, 20 de Fevereiro de 2020 - 08h15

Brasileiros tentam contrariar saturação do e-commerce nacional

As lojas online são uma das formas mais procuradas pelos brasileiros para conseguirem melhorar os seus rendimentos. O crescimento do setor, no Brasil, tem sido bem intenso e isso gera aspetos positivos e negativos. A saturação do mercado e sua competitividade são algumas das dificuldades que os brasileiros estão tentando contrariar
da Redação


Brasileiros tentam contrariar saturação do e-commerce nacional

A evolução tecnológica internacional motivou muitas mudanças no mundo. Ao longo das últimas décadas, o lançamento de novos dispositivos e de aplicativos destinados a facilitar a vida de todos fez com que as próprias dinâmicas do cotidiano se alterassem.

Com o celular permanentemente em nossas mãos, o mundo parece ficar mais perto e as oportunidades se multiplicam. Assim, aos poucos, se foi assistindo a uma mudança na forma como interagimos com os outros, como expressamos nossas opiniões e como buscamos a informação.

No Brasil, onde sucessivas crises econômicas resultaram na precariedade dos sistemas de ensino e trabalho, cenários como o desemprego ou os salários insuficientes são bem comuns. No fundo, o povo brasileiro começou a olhar para os dispositivos e a Internet como forma de fugir a essas situações e conquistar uma vida mais digna.

Essa lógica motivou, pois, uma grande alteração nos mercados de trabalho, havendo uma maior procura por opções laborais online, em diversos tipos de atividade, onde se incluem a produção de conteúdos para redes sociais e o e-commerce.

Sendo uma das opções favoritas dos brasileiros, temos assistido também a uma abertura significativa de lojas online. Um crescimento de 37,5% em 2019 é bem indicativo da forma como o e-commerce se encontra entre as preferências dos empreendedores.

A realidade, no entanto, é que, apesar de toda a facilidade na abertura deste tipo de negócio e da crescente tendência para abrir lojas online, os resultados ficam aquém dos desejados. Um mercado muito competitivo e saturado faz com que 60% das empresas falhe no primeiro ano e apenas 20% mantenha a atividade por mais do que um ano e meio.

Para contrariar a saturação do mercado, os brasileiros têm vindo a adotar inúmeras estratégias e a buscar os melhores aliados, para garantirem que gerem suas lojas de uma forma que permita conquistar o sucesso, mesmo por entre tantas outras lojas.
Conheça algumas das formas como os brasileiros tentam levar mais longe seus espaços de e-commerce nos nossos dias.

1. Avaliar a empresa e o mercado


Ter consciência do estado do setor onde a sua empresa se integra e quais os pontos que você pode melhorar é muito importante e, para isso, nada será melhor do que elaborar uma análise SWOT.

Essa análise faz a avaliação das forças, debilidades, oportunidades e ameaças (em inglês, fazendo a sigla, Strenghts, Weaknesses, Opportunities e Threats).

Com base nesse tipo de análise você pode perceber melhor quais os pontos em que deve investir e quais os que devem ser modificados para que sua loja online tenha sucesso.

2. Estar atento ao design


Hoje em dia, a imagem é muito importante, já que a maioria das pessoas se habituou a estar permanentemente ligada aos estímulos visuais.

Importa muito que a sua loja online tenha um bom logótipo, fácil de identificar e apelativo. Além disso, a própria componente visual do site e das redes sociais deve adaptar-se ao consumidor, estando também adaptada aos celulares, já que a maioria das pessoas prefere comprar online a partir do celular.

Como o design pode tornar a página pesada, é importante garantir que esta tem um bom tempo de carregamento, para evitar que os clientes desistam antes mesmo de ver os produtos.

3. Passar as informações ao cliente


Quando você quer que sua loja online tenha sucesso, um dos princípios que deve fomentar junto do seu público-alvo é a confiança e, para que um consumidor confie numa loja, algo fundamental é que toda a informação esteja disponível.

Informe seus clientes sobre os preços dos produtos e do envio, sobre as encomendas e sobre as formas de trocar ou devolver produtos. Tenha bem expresso o meio de pagamento e disponibilize um chat ou email por onde o cliente possa estabelecer contacto direto no caso de existir um problema ou uma dúvida.

4. Crie bons conteúdos


Por entre os vários aspetos a considerar, alguns empreendedores se esquecem da importância que tem o conteúdo.

Os consumidores se importam muito com os conteúdos dos sites, não só pelos produtos apresentados mas também pela facilidade de leitura, a correção ortográfica e a pertinência.

Apresentar bons conteúdos no seu site ajudará a atingir o sucesso com maior facilidade

5. Fazer promoção da loja


Hoje em dia, com a saturação do mercado, a promoção da loja é muito importante e torna-se muito complicado obter o êxito sem fazer, pelo menos, um pequeno investimento em publicidade.

Opções como os anúncios das redes sociais ou do Google; ou mesmo o recurso ao marketing de afiliados pode ajudar a garantir um lugar de destaque no mercado, por custos baixos.


(Disponível em https://www.rondoniagora.com/nacional/brasileiros-tentam-contrariar-saturacao-do-e-commerce-nacional)
Rondoniagora.com





2016 © Rondoniagora.com - Jornal Rondoniagora é uma publicação de Central de Jornalismo, Produção, Marketing e Assessoria Ltda. Todo o noticiário, incluindo vídeos, não podem ser publicados, retransmitidos por broadcast, reescritos ou redistribuídos sem autorização escrita da direção, mesmo citando a fonte.

Avenida Guaporé, 4248 - Bairro Igarapé - Porto Velho - RO (69) 3225-9705

Desenvolvido por
Idalus Internet Solutions