Rondoniagora.com

Rondônia, 24 de Setembro de 2022
Banner
Siga o Rondoniagora

Nacional

Circuito Regional de Laço Comprido de Ouro Preto começa neste domingo

Sexta-feira, 01 Abril de 2016 - 15:16 | Edmilson Rodrigues/ Redação


Em torno de 50 laçadores representando seis municípios iniciam neste domingo a jornada do Circuito Regional de Laço Comprido de Ouro Preto do Oeste, e a primeira etapa da competição que é muito apreciada no interior do Estado será no Haras São Vicente, no quilômetro 10 do travessão da estrada do Japonês. O Circuito Regional de Laço Comprido distribuirá R$ 20 mil em premiação, incluindo uma motocicleta zero-quilômetro.

Ao todo, a competição será desenvolvida em cinco etapas. O Parque Agri-Show Norte de Ouro Preto recebe a 2ª etapa, nos dias 15, 16 e 17 de abril, e será palco da grande final na 5ª etapa, nos dias 11 e 12 de junho. A 3ª etapa será no dia 8 de maio na Fazenda Cascavel, no município de Vale do Paraíso e a 4ª etapa será na Estância Pialo das Morenas, localizada no travessão 08 da Rodovia Estadual 470 (LH 81).

A prova de laço comprido é um desafio que consiste em laçar o boi que é solto a frente do competidor montado a cavalo, a competição é chamada de esporte classe A. Durante as competições de laço comprido, os organizadores do evento incorporam outras atividades esportivas, montarias e shows musicais, para atrair maior público.

A COMPETIÇÃO

Para todos os animais inscritos na competição são exigidos os exames de anemia e mormo, atestado sanitário para mormo e GTA. A competição se desenvolverá da seguinte forma: cada laçador tem quatro cordas por etapa para realizar as laçadas.

Da marca da raia até o brete são aproximadamente 130 metros, onde o laçador tem que fechar a laçada em torno das guampas do bovino, que deve acontecer nos 30 metros finais, antes de o animal entrar no brete. Conseguindo acima de 11 cordas positivas e certeiras, o laçador entra na lista da premiação.

Rondoniagora.com

SIGA-NOS NO Rondoniagora.com no Google News