Rondoniagora.com

Rondônia, 07 de Outubro de 2022
Banner
Siga o Rondoniagora

Nacional

Embaixador de Portugal visita Real Forte Príncipe da Beira

Sábado, 19 Julho de 2008 - 11:17 | Assessoria


Embaixador de  Portugal visita Real Forte Príncipe da Beira
A convite do Comandante da 17ª Brigada de Infantaria de Selva, General Luiz Alberto Martins Bringel, o embaixador de Portugal no Brasil, Francisco Seixas da Costa, acompanhado do Adido de Defesa da Embaixada, Coronel-Aviador Jorge Esteves Pereira Nunes dos Santos e do Superintendente Regional do IPHAN , Beto Bertagna visitou a monumental fortaleza militar portuguesa no noroeste do Brasil

O evento deverá contar com a participação de autoridades brasileiras e portuguesas de entidades públicas e privadas, autoridades militares da Amazônia e de historiadores portugueses e brasileiros especialistas no assunto.

Para o Superintendente Regional do IPHAN, Beto Bertagna, “ o encontro foi muito importante para Rondônia, pelo que representa o Forte para o nosso povo. Dentre outras coisas, se tratou da realização de uma exposição documental e histórica sobre a mais imponente obra da arquitetura militar portuguesa no Brasil a ocorrer em novembro , no Centro Cultural do Instituto Camões, em Brasília.”

O evento deverá contar com a participação de autoridades brasileiras e portuguesas de entidades públicas e privadas, autoridades militares da Amazônia e de historiadores portugueses e brasileiros especialistas no assunto.

O embaixador Seixas da Costa também pretende inaugurar uma placa na Embaixada de Portugal homenageando o Real Forte do Príncipe da Beira , contendo trecho de uma carta de Luiz Albuquerque de Melo Pereira e Cáceres, 4º Governador do Mato Grosso enaltecendo o esforço e a inteligência militar da Coroa Portuguesa, que diz : “A soberania e o respeito de Portugal impõem que neste lugar se erga um forte, e isso é obra e serviço dos homens de El-Rei, nosso Senhor e, como tal, por mais duro, por mais difícil e por mais trabalho que dê, é serviço de Portugal. E tem de se cumprir.”

Bertagna explicou ao embaixador as obras que o IPHAN vem realizando, bem como os projetos futuros e a necessidade de apoio para preservar a velha fortaleza. Destacou ainda que elementos culturais herdados da Coroa Portuguesa ainda estão presentes no Vale do Guaporé, como a secular Festa do Divino Espírito Santo, patrimônio cultural imaterial de Rondônia que tem Bertagna como um ardoroso defensor.

Seixas da Costa disse à imprensa que “ o Forte é uma construção de uma beleza e precisão impressionantes. Seus detalhes de arquitetura militar são fantásticos. É sem dúvida uma das grandes obras de Portugal no Brasil, que precisa ser mais conhecida e divulgada”.

A visita foi encerrada com um almoço servido no 1º Pelotão de Fuzileiros de Selva Destacado, com um cardápio da culinária regional à base de peixe e frutos da região (tambaqui assado na brasa e suco de cupuaçu). Rondoniagora.com

SIGA-NOS NO Rondoniagora.com no Google News