Rondônia, segunda-feira, 18 de fevereiro de 2019
Últimas Notícias   Rondoniagora.com no Facebook Rondoniagora.com no Twitter Rondoniagora.com no Youtube

Nacional

Publicado em Quinta, 09 de Novembro de 2017 - 08h06

Governo veta alteração na Lei Maria da Penha que permitia a delegados concederem medidas protetivas

da Redação


Governo veta alteração na Lei Maria da Penha que permitia a delegados concederem medidas protetivasFoto: Givaldo Barbosa/Agência O Globo

O presidente Michel Temer sancionou com vetos o projeto que altera a Lei Maria da Penha. O artigo vetado autorizava o delegado de polícia a conceder medidas protetivas de urgência a mulheres que sofreram violência doméstica e familiar. Atualmente, essa prerrogativa é exclusiva de juízes. A publicação está na edição do Diário Oficial da União desta quinta-feira (8).

A justificativa dos autores da proposta é que a polícia poderia conceder as medidas com mais rapidez que o juiz. Defendida por associações de policias, a iniciativa foi criticada por organizações de defesa da mulher e pela própria Maria da Penha, que pediu ao presidente Michel Temer que vetasse o artigo.

Os críticos argumentam que a polícia não está preparada para acolher vítimas de violência doméstica e que a mudança acaba afastando o contato dessas mulheres com o Judiciário.

Na justificativa do veto, o presidente Michel Temer disse que a mudança invade competência do Poder Judiciário e dá poder não previsto às polícias civis. Entre outras alterações, a lei sancionada inclui na Lei da Maria da Penha a preferência pelo atendimento por servidores do sexo feminino a essas mulheres vítimas de violência. Prevê ainda que estados e o Distrito Federal deem preferência a políticas públicas à criação de delegacias especializadas de atendimento à mulher.


(Disponível em https://www.rondoniagora.com/nacional/governo-veta-alteracao-na-lei-maria-da-penha-que-permitia-a-delegados-concederem-medidas-protetivas)
Rondoniagora.com





2016 © Rondoniagora.com - Jornal Rondoniagora é uma publicação de Central de Jornalismo, Produção, Marketing e Assessoria Ltda. Todo o noticiário, incluindo vídeos, não podem ser publicados, retransmitidos por broadcast, reescritos ou redistribuídos sem autorização escrita da direção, mesmo citando a fonte.

Avenida Guaporé, 4248 - Bairro Igarapé - Porto Velho - RO (69) 3225-9705

Desenvolvido por
Idalus Internet Solutions