Nacional
Metanol: PF e Ministério da Agricultura fiscalizam indústrias de bebidas
Quinta-feira, 02 Outubro de 2025 - 11:37 | Redação

Na manhã desta quinta-feira (2), a Polícia Federal, em parceria com o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), realizou fiscalizações em indústrias de bebidas localizadas nas regiões de Sorocaba e da Grande São Paulo. A ação tem como foco a apuração de indícios de adulteração de produtos e a possível utilização de substâncias químicas, como o metanol, em processos de falsificação.
Durante a operação, foram recolhidas amostras de bebidas consideradas suspeitas, que serão encaminhadas para análise técnica. De acordo com a Polícia Federal, os exames devem verificar a conformidade dos insumos utilizados, identificar a presença de componentes proibidos ou acima dos limites legais e apontar eventuais responsáveis pelas irregularidades, além de detalhar as circunstâncias e a dimensão dos fatos investigados.
Notificações aumentam
Após determinação de notificação imediata pelo Ministério da Saúde, o número de suspeitas de intoxicação por metanol chagou a 43 no país. Desse total, foram registradas no Centro Nacional de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (Cievs) 39 casos em São Paulo, sendo 10 confirmados e 29 em investigação, além de quatro casos em investigação em Pernambuco.
Apenas uma morte decorrente desse tipo de intoxicação foi confirmada pelo Ministério da Saúde no estado de São Paulo. Mais 7 óbitos seguem em investigação, sendo dois em Pernambuco e os outros cinco também em São Paulo.
“Estamos diante de uma situação anormal e diferente de tudo o que consta na nossa série histórica em relação à intoxicação por metanol no país”, declarou o ministro da Saúde, Alexandre Padilha.
De acordo com o órgão do governo federal, os números atuais extrapolam a média anual de 20 casos de intoxicação por metanol no Brasil. A Polícia Federal conduz a investigação por suspeita de envolvimento de organização criminosa, por meio da adulteração de bebida alcoólica.