Rondônia, 08 de Dezembro de 2022
Jornal Rondoniagora
Siga o Rondoniagora

Nacional

Ministério da Saúde vai divulgar lista com remédios que contêm álcool

Quarta-feira, 02 Julho de 2008 - 14:38 | G1


O Ministério da Saúde vai fazer uma lista dos medicamentos que contêm álcool na composição, e determinar a quantidade de álcool que pode aparecer no teste do bafômetro. A lista será usada pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran) para regulamentar a lei seca.

“Nós também vamos fazer uma orientação dos procedimentos para padronizar a atuação dos agentes de trânsito. Definindo, por exemplo, que você pode fazer um novo teste depois de tantos minutos”, explica o presidente do Contran, Alfredo Peres da Silva.

O consumo de álcool tem efeito diferente em cada pessoa. As mulheres costumam apresentar sinais de embriaguez mais rápido do que os homens. Pessoas magras podem ser pegas no bafômetro mais facilmente que outras com mais peso. Comer antes ou durante o consumo de bebida pode diminuir os efeitos do álcool. De qualquer forma, os especialistas alertam: tudo depende do funcionamento do organismo.

A toxicologista Andréa Amoras, da Universidade de Brasília, explica que até seis horas após a última dose o álcool ainda pode ser detectado no organismo. Por isso, não adianta disfarçar. “Tomar café, tomar banho, comer doce, tomar refrigerante. Nada disso vai cortar o efeito do álcool. O bafômetro ainda vai detectar a quantidade ingerida. Não existe quantidade limite para se dirigir depois. Bebida e trânsito não combinam. Portanto, o limite é zero”, ressalta. Rondoniagora.com

SIGA-NOS NO Rondoniagora.com no Google News

Veja Também