Rondoniagora.com

Rondônia, 24 de Setembro de 2022
Banner
Siga o Rondoniagora

Nacional

Rondoniense busca liderança contra o lanterna Rolim de Moura

Sábado, 09 Abril de 2016 - 14:46 | Da Redacao


A partida reservada para a noite deste sábado (09), às 19h no estádio Aluizão em Porto Velho, revelará dois grandes opostos do futebol de Rondônia. De um lado, uma equipe organizada, com foco em resultados e que se planejou para chegar ao topo da principal competição local. Do outro, o retrato borrado da antiga maneira de se fazer futebol, sem planejamento e com o que pior existe fora das quatro linhas.

Estamos falando de Rondoniense Sport Clube, o "Periquito da capital" e do Rolim de Moura, o "Tigre da Zona da Mata". A equipe de Porto Velho figura em segundo lugar do Estadual com 11 pontos, é o único time invicto até aqui e depende apenas dos próprios resultados daqui para frente para chegar à final de ser campeão do torneio.

Para isso, investiu nas categorias de base, formando jogadores, com parceiros comerciais de longa data e ganhando a simpatia de uma região inteira da capital. Moradores da Zona Leste, reduto do time, vão em peso ao estádio acompanhar a equipe. Há investimentos sólidos em marketing, no tratamento médico e fisiológico dos atletas, dentre outros requisitos de um bom time de futebol profissional. Até as marras das equipes grandes, como fechar o treino para a imprensa, já apareceu no Rondoniense.

Na contramão disso tudo está o Rolim de Moura, que entrou no Estadual deste ano após ser arrendado para uma empresa. Um contrato de aluguel da vaga para disputar o torneio foi celebrado entre a diretoria do clube e o ex-técnico do time, Manuel Filho. Dono da empresa, ele é figura conhecida de forma negativa no meio do futebol brasileiro. Esta semana ele foi suspenso da competição de forma definitiva e também denunciado por jogadores do clube por maus tratos, apropriação indébita de recursos e de estelionato.

Segundo o relato de alguns atletas, Manuel seria uma espécie de "Gato", um agenciador de jogadores amadores que querem se profissionalizar. Para isso, ele cobra entre mil e dois mil reais, dizem os denunciantes. De Pernambuco trouxe ao menos 20 jogadores para usar a vaga do Rolim de Moura para essa finalidade. De uns apenas pegou o dinheiro e ficou a promessa de entrar no Boletim Informativo Diário (BID) da Confederação Brasileira de Futebol (CBF).

O Rondoniagora conversou com o treinador após ouvir as denúncias de um jogador. Manuel refutou as denúncias e diz que não obriga nenhum jogador a vir com ele. Apenas cobra os valores referentes às taxas de transferências e legalização como profissional.

Com essa promessa, os jogadores que vieram defender o clube não ganham salários. A promessa era de apenas uma alojamento e alimentação. Até esses itens não eram respeitados. A alimentação era precária, as vezes apenas arroz e o alojamento um verdadeiro amontoado de colchões e jogadores, com a mínima condição de habitação.

Volta por cima

Para o jogo contra o Rondoniense, o Rolim de Moura deve ser outro, diz o novo presidente do clube, Juarez da Silva, o popular "Jabá". Representante comercial e apaixonado pelo clube, o novo cartola assumiu após a renúncia coletiva da antiga diretoria, comandada pelo advogado Artur Paulo de Lima. Segundo Jabá, um grupo de empresários da cidade o convenceu a assumir a equipe e terminar o campeonato para evitar punições ao clube. Antes, houve a informação de que time não disputaria mais o torneio este ano.

Ainda de acordo com Juarez, o time agora está organizado, com treinamentos diários e escalou o experiente jogador Robson Lino como técnico. Explica que o alojamento e a alimentação estão em dia, assim como o tratamento médico dos jogadores. Para fazer um segundo turno melhor, diz esperar recursos da prefeitura de Rolim de Moura e do Governo de Rondônia prometidos para o clube.

"Não vamos abandonar o campeonato. Estamos prontos para enfrentar o Rondoniense e iniciar nossa reação no torneio. É difícil, o time perdeu muito com tudo isso que aconteceu, mas temos a confiança de nossos empresários, de pessoas de bem de Rolim de Moura e que querem ver o time no lugar de destaque do nosso futebol".

A provável escalação do Rolim de Moura é: Juan, Max, Marlon, Gil, Michel, Caique, Sandrinho (Mateus Carvalho), Messias, Diego, Ellan e Adriano. Já o Rondoniense deverá vir com: Alex Cardoso, Branco, Dhonathan, João Paulo, Rafael Vioto, Michael Douglas, Lucas Baiano, Lucas Freire, Fernandinho, Lenno e Robert.

Rondoniagora.com

SIGA-NOS NO Rondoniagora.com no Google News