Rondônia, 18 de junho de 2024
Jornal Rondoniagora
Siga o Rondoniagora

Negócios

Aprenda a modernizar sua casa e economizar ao mesmo tempo

Segunda-feira, 27 Maio de 2024 - 09:50 | Redação


Aprenda a modernizar sua casa e economizar ao mesmo tempo

Muitas pessoas desejam modernizar a casa, mas o receio de gastar uma fortuna com reforma faz com que elas adiem essa vontade.

No entanto, é possível tirar seu sonho do papel com algumas estratégias inteligentes e um pouco de criatividade, transformando seu espaço de forma econômica. Desde trocar os eletrodomésticos utilizando um cupom Electrolux até renovar a pintura ou fabricar móveis com reutilização de materiais em projetos de DIY (faça você mesmo), tudo se torna possível quando deixamos a criatividade fluir.

Soluções para economizar na conta de luz

Ao cortar alguns gastos, estamos economizando para atingir algum objetivo, seja na reforma de um cômodo, na compra de um veículo, na realização de uma viagem ou numa nova mobília para casa. Uma estratégia para reduzir gastos é adotar novos hábitos que diminuem a conta de energia no fim do mês. 

  • Substituir as lâmpadas incandescentes pelas de LED, pois consomem menos energia e têm uma vida útil mais longa.
  • Desligar aparelhos eletrônicos da tomada quando não estiverem em uso.
  • Comprar eletrodomésticos com classificação energética A ou superior, que consomem menos energia durante o uso.
  • Isolar bem as portas e janelas para evitar a entrada de ar frio ou quente, diminuindo a necessidade do uso do ar-condicionado ou do aquecedor.
  • Instalar painéis solares para gerar sua própria energia. Embora o investimento inicial possa ser alto, a economia a longo prazo pode ser significativa.
  • Fazer manutenção regular no aquecimento, na ventilação e no ar-condicionado (HVAC), pois filtros sujos podem fazer com que os sistemas trabalhem mais, consumindo mais energia.

Além de essas atitudes serem sustentáveis, ao colocar essas dicas em prática você vai perceber que sua conta de luz ficará mais barata. 

Dicas para gastar menos na reforma

Após fazer alguns cortes nas despesas da casa e realizar  pequenas mudanças no ambiente, fica totalmente possível deixar aquele cômodo sem graça com vida e, de forma econômica, transformar o seu lar em um lugar mais aconchegante e convidativo.

Pintura 

Pintar a parede ou colocar papéis de parede é uma maneira econômica que transforma o cômodo em algo completamente novo. Um jogo com as cores é capaz de dar uma cara nova a qualquer ambiente. Assim, você pode misturar cores neutras para um visual moderno com tons vibrantes que destacam áreas específicas.

O poder que as cores têm de renovação é realmente incrível. Outra maneira de utilizá-las é repintando os móveis antigos com cores contemporâneas. Com uma lixa e um pouco de tinta a mágica acontece e o que estava desgastado, sem brilho, se transforma em belas mesas, cadeiras e armários. Enfim, no que você quiser.

Rearranjo de móveis

Trocar as mobílias de lugar também é uma excelente maneira de dar uma repaginada no ambiente. Por isso, experimente criar uma nova dinâmica no espaço. Quando reorganizamos os móveis, colocando-os em diferentes posições, eles podem dar a impressão de um ambiente parecer mais espaçoso e organizado.

Sabe aquele canto da sua casa que a família não usa? É possível reaproveitar peças em desuso e reformá-las para criar cantos de conforto e funcionalidade, como um cantinho da leitura com uma poltrona confortável ou uma área de trabalho compacta.

Decoração DIY

As plantas têm alta capacidade de trazer vida para dentro dos lares. Por isso, ao usar um suporte para vasos, terrários e jardins verticais, você estará proporcionando ao ambiente mais frescor e sensação de paz.

Já com molduras antigas, a sua criatividade pode ser trabalhada, criando suas próprias obras de arte como uma galeria de fotos ou pinturas. 

Se não quiser tantas sujeiras, o papel de parede é ideal, pois além de ser uma reforma econômica, pode dar um visual novo ao cômodo devido à versatilidade de cores, estilos e texturas.

Reutilização de materiais

Reutilizar materiais recicláveis, como os pallets, nos permite usar a imaginação e criar sofá, mesa e outras variedades de artesanato. Com o reaproveitamento, fica fácil transformar sua casa com diversos móveis funcionais e modernos.

Além deles, as garrafas e potes de vidro quando reaproveitados podem virar lindos vasos ou luminárias. Já os recipientes de plástico podem ser reutilizados em organizadores e suportes. No final, você ainda estará preservando o meio ambiente ao proporcionar uma nova utilidade a esses itens.

Compra inteligente 

Fazer compras inteligentes envolve aproveitar ao máximo todas as promoções e cupons disponíveis nas lojas de sua preferência. Dessa forma, você conseguirá economizar comprando artigos de decoração, assim como materiais para a reforma da sua casa.

Os brechós são lugares ideais para encontrar peças com um preço mais em conta. Além disso, por serem antigas, costumam ser peças únicas, então só você terá uma no modelo específico.

Rondoniagora.com

SIGA-NOS NO Rondoniagora.com no Google News

Veja Também