Rondônia, 12 de maio de 2024
Jornal Rondoniagora
Siga o Rondoniagora

Negócios

Por que o ar-condicionado consome tanta energia?

Quarta-feira, 25 Outubro de 2023 - 07:17 | Redação


Por que o ar-condicionado consome tanta energia?

Todos sabem que os aparelhos de ar-condicionado consomem uma quantidade enorme de energia. Todo verão, muitos sistemas elétricos acabam sobrecarregados devido à enorme quantidade de eletricidade que eles consomem. 

Mas por que eles consomem tanta energia? Afinal, outros aparelhos elétricos ficam ligados o ano todo e não causam tanto transtorno. Neste artigo, será explicado como esta tecnologia útil funciona em ondas de calor.

O frio não existe, ele é a ausência de calor

O resfriamento não é uma tarefa fácil. Como regra geral, adicionar calor é muito mais simples do que removê-lo: para isso, não são necessários processos nem tecnologia muito avançada; não é à toa que os fornos existem há milhares de anos.

O resfriamento, no entanto, é muito mais complicado, sem mencionar quando se trata de espaços tão grandes quanto uma sala. Isso se explica pelo fato de que, ao contrário do calor, o frio não existe.

O calor que sentimos está ligado à velocidade com que as moléculas dos objetos se movem, vibram. O frio, por outro lado, é a falta de movimento, a ausência de calor. Portanto, em vez de dizer "sinto frio", seria mais apropriado dizer "não sinto calor".

Assim, para aquecer algo, é necessário apenas colocar as moléculas em movimento, o que pode ser feito com relativa facilidade. Para isto, basta gerar calor de uma forma ou de outra e transferir esse calor para o objeto que você quer aquecer.

Para dar um exemplo, no caso de um fogão, o calor gerado pela combustão de madeira ou gás é transmitido pelo ar, que, por sua vez, chega aos objetos.

Mas, por outro lado, nem mesmo o melhor ar-condicionado pode gerar frio, o que violaria as regras fundamentais da física! Em vez disso, esses dispositivos liberam calor.

Como funciona um ar-condicionado?

Por que o ar-condicionado consome tanta energia?Como foi dito anteriormente, os aparelhos de ar-condicionado, em vez de fazer o frio, retiram o calor. Eles funcionam transferindo o calor de um ambiente para o exterior por meio do gás refrigerante.

O gás refrigerante é uma substância que requer muito pouca energia para mudar do estado líquido para o gasoso. Quando o ar-condicionado é ligado, ele começa a se comprimir, aquecendo-se e tornando-se um gás. Em seguida, ele passa por um condensador, onde o gás refrigerante é resfriado e se torna líquido novamente.

Depois de resfriado, o líquido passa por uma câmara onde entra em contato com o ar do ambiente. O calor passa do ar para o líquido, que se transforma em água e a carrega. Finalmente, ele a libera na água que sairá do condicionador de ar.

Essa é, obviamente, uma versão muito simplificada do funcionamento de um ar-condicionado. Entretanto, o elemento que consome mais energia é o que comprime o ar, o compressor. É necessária uma grande quantidade de eletricidade para gerar energia suficiente para transformar o refrigerante em líquido. 

O impacto ambiental

Além de influenciar as interrupções de energia (e as contas de luz), o alto consumo de energia dos condicionadores de ar também tem impacto ecológico. 

Na maior parte dos países do mundo, a eletricidade usada para o ar-condicionado é produzida com combustíveis fósseis. Esses, por sua vez, emitem gases de efeito estufa e agravam o aquecimento global. 

Por isto, além de tentar usá-los o mínimo possível, é bom sempre procurar modelos com baixo consumo de eletricidade. O melhor ar-condicionado não será o que resfria mais, mas o que usa menos energia para isto.

Dicas para reduzir o consumo de energia

Além de adquirir um modelo de ar-condicionado eficiente, pode-se economizar a energia que ele consome de outras maneiras. Longe de usar uma quantidade fixa de eletricidade, a quantidade que um ar-condicionado usa dependerá da temperatura e do grau de isolamento do ambiente.

Embora não haja muito que fazer, quanto menos ar externo (e quente) entrar no cômodo, menos energia terá de ser usada para refrigerar o cômodo. O frio não "sai", é o calor que entra, e isso pode ocorrer por meio de uma porta mal fechada.

Por fim, para aumentar a eficiência do ar, um ventilador sempre pode ser usado para ajudar o ar a circular melhor.

Rondoniagora.com

SIGA-NOS NO Rondoniagora.com no Google News

Veja Também