Rondônia, 15 de junho de 2024
Jornal Rondoniagora
Siga o Rondoniagora

Negócios

Quais os principais problemas em carros usados?

Quarta-feira, 22 Fevereiro de 2023 - 06:59 | Redação


Quais os principais problemas em carros usados?
Imagem de Freepik

Ao comprar um veículo seminovo é preciso tomar alguns cuidados. Isto porque nem sempre quem está vendendo é honesto quanto à real situação daquele bem. A omissão de certas informações pode fazer a compra se tornar um pesadelo. Para evitar que você caia nos erros mais comuns, separamos algumas dicas.

O primeiro ponto a se considerar é o que consta sobre o carro nos órgãos de trânsito. Vale conferir se ele já sofreu sinistro e se há débitos, como IPVA em atraso ou multas. Por um valor muito justo, a plataforma www.carvertical.com/pt fornece relatórios detalhados que esclarecerão todas as suas dúvidas a respeito do carro consultado. São mais de 900 bancos de dados internacionais conectados, de mais de 25 países. Com a plataforma você saberá se o veículo sofreu um sinistro, quantos proprietários teve, se há suspeita de adulteração de quilometragem, entre muitos outros dados.

A troca de pneus não é barata, portanto, ao conferir o automóvel que deseja comprar, verifique o estado destas peças. Caso os pneus estejam visivelmente gastos ou até mesmo carecas, vale pedir ao vendedor que faça a troca ou desconte o valor do item do preço de venda do carro.

Não esqueça de conferir a parte elétrica. Teste vidros e travas, setas e as luzes do veículo. Estar atento à parte elétrica do automóvel também evita que você adquira um bem com alguns problemas e, ao levar para um conserto, tenha de arcar com uma conta mais alta do que o previsto.

Outro item que pode fazer você gastar muito é o câmbio. Não por acaso, é tão importante fazer um test drive antes de se decidir pela compra. Veja se a troca de marchas acontece de forma suave, ou o câmbio apresenta resistência para se movimentar e engatar as marchas. Problemas neste setor costumam ser bem caros e complicados.

Muitas pessoas ignoram a parte de alinhamento da carroceria. Um vendedor desonesto pode tentar camuflar que o veículo se envolveu em um batida, o que torna necessário observar com atenção a lataria do automóvel. As peças estão alinhadas? Todas as portas, inclusive do porta-malas e capô, abrem facilmente? Há partes na carroceria indicando que foi usada massa?

Por fim, confira o motor. Esteja atento, enquanto dirige, para perceber se o carro engasga ou apresenta dificuldade para pegar velocidade. Não se deixe enganar pelo rádio. Desligue o som e ouça o barulho do motor. Veja se o painel acusa algum problema. Também levante a tampa do capô e observe o estado das peças ali. Caso você não entenda de mecânica, peça ao vendedor permissão para que um mecânico da sua confiança possa verificar se está tudo em dia com o veículo.

Estas dicas podem parecer desanimadoras no primeiro momento, tornando a tarefa de comprar um carro usado mais difícil. No entanto, elas garantem que você faça uma aquisição mais segura. Desta forma, você não terá preocupações com o seu novo bem, podendo usufruir dele com tranquilidade.

Rondoniagora.com

SIGA-NOS NO Rondoniagora.com no Google News

Veja Também