Rondônia, 20 de maio de 2024
Jornal Rondoniagora
Siga o Rondoniagora

Negócios

Sampaoli finalmente chega ao Flamengo; será que vai dar certo?

Terça-feira, 25 Abril de 2023 - 08:04 | Redação


Sampaoli finalmente chega ao Flamengo; será que vai dar certo?
Foto de Daniel Norin na Unsplash

O técnico argentino Jorge Sampaoli está de volta ao futebol brasileiro, desta vez no comando do Flamengo. Muitos dizem que esse já era um sonho antigo do técnico e o próprio disse que seu plano A após sair do Sevilla era chegar ao rubro-negro. 

Sampaoli é apaixonado pelo Brasil, possuindo inclusive um imóvel no Rio de Janeiro, onde nunca tinha treinado antes.

Depois de comandar o Santos em 2019 e levar um time em que poucos confiavam ao vice-campeonato Brasileiro do mesmo ano, se transferiu para o Atlético Mineiro no ano seguinte e ganhou o Campeonato Mineiro de 2020. No Brasileirão ficou em terceiro lugar.

Sua chegada ao rubro-negro carioca ao que parece foi a segunda opção do clube, atrás do português Jorge Jesus, que hoje treina o Fenerbahçe da Turquia. 

JJ não estava disposto a abandonar seu trabalho neste exato momento e o Flamengo tinha pressa em contratar um técnico para ocupar a vaga deixada pelo também português Vítor Pereira. 

Quem dar seus palpites Flamengo terá que considerar o fato que Sampaoli joga, mas seus times também deixam jogar, o que faz os amantes do futebol conferirem seus jogos de perto.

No site Academia de Apostas você pode ler os palpites e prognósticos do Brasileirão e acompanhar a campanha do Flamengo em busca do enea.

Os resultados variados de Sampaoli

A urgência sem dúvida era grande após a péssima campanha da equipe sob o comando de Vítor Pereira, perdendo na semifinal do Mundial de Clubes e sendo derrotado nas finais da Supercopa do Brasil, Recopa Sul-Americana, Taça Guanabara e na partida decisiva do Campeonato Carioca, uma derrota histórica para o Fluminense

O grande problema de Sampaoli é sua relação com as diretorias dos clubes por onde passou, sendo um técnico bastante exigente, que está sempre pedindo reforços, o que nem sempre é possível. 

Um técnico de personalidade forte, mas que muitas vezes traz resultados que enchem a torcida de alegria, com um futebol vistoso e sempre para a frente. 

Ele acumula períodos rápidos pelos clubes em que passou nunca se firmando, isso ocorreu no Santos, Galo, Sevilla, Olympique de Marselha e com certeza irá continuar a ocorrer. Apesar de tudo é um técnico reconhecidamente competente e criativo, mas de personalidade difícil. 

Seus melhores resultados ocorreram em campos sul-americanos como a conquista da Copa Sul-Americana de 2011 quando estava à frente do Universidad de Chile, onde Sampaoli fez um excelente trabalho terminando o torneio com oito vitórias e dois empates em 10 jogos disputados. Curiosamente nessa época enfrentou o Flamengo aplicando uma goleada de 4x0.

Também em 2011, Sampaoli ainda no Universidad de Chile faturou os torneios de Apertura e Clausura do Campeonato Chileno e em 2012 repetiu o sucesso vencendo o torneio Apertura. 

Depois de tanto sucesso no futebol chileno foi convidado a treinar a seleção do país e em 2015 ganhou a Copa América ao vencer na disputa de pênaltis a Seleção Argentina.

Depois da seleção chilena, passou pelo Sevilla da Espanha na temporada de 2016/17. O clube espanhol tinha grandes esperanças não só no Campeonato Espanhol como também na Champions League, investiu pesado nas contratações pedidas pelo argentino, mas nem assim conseguiu colher bons frutos. 

O técnico argentino foi então convidado para dirigir a seleção de seu país. Na preparação para a Copa de 2018 depois de muito sacrifício conseguiu a classificação para ir à Copa da Rússia, entretanto não foi longe sendo rapidamente eliminado.

Era visível que os atletas não gostavam de seu trabalho e os problemas de relacionamento eram visíveis. Coube ao futebol brasileiro reerguer seu currículo. Sua passagem pelo Santos foi curta, com eliminações doídas, mas uma ótima campanha no Brasileirão. Brigado com o presidente, ele pediu para sair e logo depois foi contratado pelo Atlético-MG, onde conquistou seu primeiro troféu no Brasil ganhando o Campeonato Mineiro. 

O seguinte clube a ter Sampaoli foi o Olympique de Marselha em 2021 e novamente enfrentando problemas com a Diretoria sobre contratações acabou deixando o clube francês voltando ao Sevilla que o demitiu após apenas 5 meses de trabalho. 

E no Flamengo?

Com um elenco que já ganhou tudo e vários jogadores veteranos, a conquista do vestiário segue sendo o maior desafio dos treinadores. Dorival Júnior não é um gênio da tática, mas provou ser um grande líder de jogadores e com isso ganhou uma Libertadores e uma Copa do Brasil.

Sampaoli é o completo oposto e por isso é normal ter desconfiança. Ao mesmo tempo, se a diretoria do Flamengo der espaço e carta branca, os resultados em campo podem ser bons demais para qualquer revolta.

Rondoniagora.com

SIGA-NOS NO Rondoniagora.com no Google News

Veja Também