Rondônia, 17 de abril de 2024
Jornal Rondoniagora
Siga o Rondoniagora

Negócios

São José dos Campos: Um refúgio para quem procura tranquilidade e fuga das aglomerações

Quinta-feira, 03 Fevereiro de 2022 - 08:36 | da Redação


São José dos Campos: Um refúgio para quem procura tranquilidade e fuga das aglomerações

Localizada na Região Metropolitana do Vale do Paraíba, estratégica e privilegiadamente entre São Paulo e Rio de Janeiro, São José dos Campos é uma cidade que une cultura, belas paisagens naturais e tradição, com desenvolvimento tecnológico e industrial e serviços diversos.

A cidade tem uma estrutura muito boa, conectada por rodovias modernas e perto do aeroporto, e está cheia de opções de lazer e entretenimento para os turistas aproveitarem. Além disso, fica muito próxima das praias, da região serrana e de outros destinos turísticos como Ubatuba e Campos do Jordão.

Como se isso não bastasse, os preços de hospedagem, passeios e alimentação em São José dos Campos são bastante razoáveis, principalmente se comparados com os de São Paulo e Rio de Janeiro. Gastando relativamente pouco, é possível se hospedar em algum hotel em São José dos Campos e aproveitar das atrações e passeios que a cidade oferece.

Por esses motivos, para quem busca um lugar mais sossegado para fugir das aglomerações e do estresse dos grandes centros e não quer gastar horrores, São José dos Campos é uma excelente opção.

 

São José dos Campos: Um refúgio para quem procura tranquilidade e fuga das aglomerações

Hospedagem

A hospedagem é um dos fatores mais determinantes para quem estiver pensando em passar alguns dias longe de casa. Por isso, é muito importante encontrar o lugar ideal que atenda às necessidades de cada viajante, principalmente se for com filhos.

Nesse contexto, opções de pousadas, hotéis fazenda, aluguéis de temporada e hotel em São José dos Campos que oferecem conforto e praticidade para toda a família não faltam. A cidade realmente tem de tudo, inclusive algumas opções de luxo e sofisticação, para quem procura uma experiência mais romântica.

Falando em localização, a região central de São José dos Campos costuma ser uma boa escolha já que facilita a logística de deslocamentos para conhecer as principais atrações da cidade sem gastar muito dinheiro. Só leve em consideração que à noite a área é muito pouco frequentada, com poucos lugares para sair a dar uma volta depois de um dia relaxante.

Já se a intenção for curtir uma noite mais movimentada, a Vila Ema é um dos melhores bairros para se hospedar. Localizada a uns quatro quilômetros dos principais pontos turísticos da cidade, a vizinhança tem várias opções de bares e restaurantes para aproveitar a qualquer hora do dia. Se bem a lista de acomodações disponíveis na Vila Ema não é tão extensa é possível achar algumas opções com boa relação bom custo-benefício.  

 

Pontos turísticos

São José dos Campos é uma cidade ideal para um passeio relaxante fora dos grandes centros urbanos. Espaços para quem busca descansar e se conectar com a natureza – aproveitando o clima típico do interior – não faltam. Confira os principais roteiros.

·         ● Parque Santos Dumont

Inaugurado em 1971, o parque que homenageia o famoso aeronauta brasileiro conhecido como o “pai da aviação” é um espaço natural muito bem cuidado e conservado, localizado na Vila Ady Anna, bem no centrinho da cidade.

Com 46,3 mil metros quadrados, o Santos Dumont está cheio de opções para a prática de esportes (pista de corrida, de skate e equipamentos de ginástica), atividades para crianças (playground, casa de bonecas e brinquedos) e lazer contemplativo (jardim japonês e lago de criação de peixes e aves), permitindo o atendimento a todas as gerações de usuários.

O parque, que atrai milhares de pessoas no fim de semana, também abriga réplicas e protótipos de aviões, maquetes de foguetes da família Sonda (os primeiros fabricados no Brasil) e alguns estabelecimentos comerciais que vendem alimentos e bebidas.

·         ● MAB – Memorial Aeroespacial Brasileiro

Criado em 2004 por médio de parceria entre a Associação Brasileira de Cultura Aeroespacial e o Instituto Tecnológico de Aeronáutica é outro lugar muito interessante para ir com a família, já que possui uma exposição de aviões e foguetes do Programa Espacial Brasileiro para os pequenos se divertirem.

·         ● Mercado Municipal

Inaugurado em 1921 e ocupando cerca de 2000 m2 de um prédio histórico, o mercado municipal fica bem no centro de São José dos campos e é um ótimo local para ir de compras e para provar comida regional de qualidade (o pastel e o bombom de morango são as especialidades da cidade!).

O mercado é limpo e está bem-organizado, com variedades de barracas de carne, frutas e verduras e pequenos restaurantes típicos bem convidativos. Recomendável!

·         ● Distrito de São Francisco Xavier

Localizado a 55 km de São José dos Campos, bem no meio das montanhas da Serra da Mantiqueira, o Distrito de São Francisco Xavier é uma região verde e montanhosa que atrai àqueles que procuram sossego e clima de roça, mas também àqueles amantes de esportes radicais e ecoturismo.

Entre as principais atrações de São Xico – como é chamado o distrito – estão o centrinho com lojas de artesanato e bares rústicos (mas bem pacatos), as dezenas de cachoreiras e trilhas com vistas privilegiadas, e diversos locais para a prática de atividades radicais como torres de tirolesa, paredão de escalada, rapel, cascading, arborismo ou cavalgada.

·         ● Mirante do Banhado

Ideal para um passeio sossegado em família no final da tarde, quando o sol começa a descer, o Mirante do Banhado é sem dúvidas o principal cartão postal de São José dos Campos. O Deck, construído em 2008, fica bem no centro, entre as avenidas Anchieta e Borba Gato, e é um convite à contemplação da extensa área verde de beleza singular na qual se encontra a cidade. Imperdível em qualquer roteiro!

·         ● Museu de Arte Sacra

O Museu de Arte Sacra de São José dos Campos foi instalado na histórica Capela Nossa Senhora Aparecida (Patrimônio Cultural) em 2007 e reabriu recentemente após estar fechado por vários meses por conta da pandemia do coronavírus.

O prédio, que fica no centro da cidade, é bastante pequeno, mas a exposição conta com um interessante acervo de imagens, livros, instrumentos litúrgicos e bandeiras religiosas, entre outros itens, feitas por artistas e artesãos da região. Além disso, o museu também abriga exposições temporárias de outros artistas contemporâneos. Ideal para quem gostar de arte e cultura regional.

Rondoniagora.com

SIGA-NOS NO Rondoniagora.com no Google News

Veja Também