Rondônia, domingo, 20 de janeiro de 2019
Últimas Notícias   Rondoniagora.com no Facebook Rondoniagora.com no Twitter Rondoniagora.com no Youtube

Polícia

Publicado em Quinta, 02 de Junho de 2016 - 15h54

Biblioteca apresenta exposição de fotos de celular

Da Redacao


A Biblioteca Municipal Francisco Meirelles mais uma vez abre suas portas para promover a arte. Desta vez, o hall de entrada dá espaço a exposição fotográfica "Fotos do Celular", de autoria do jornalista, escritor e gestor público, Júlio Olivar.

A exposição foi aberta com festa. Diversas pessoas conferiram em primeira mão na tarde desta quarta-feira (1) as fotografias feitas de 2006 a 2015, ampliadas e reproduzidas em quadros. São imagens captadas do telefone de Júlio, que em suas viagens pelo estado foi registrando pessoas, paisagens, pontos turísticos e históricos. São 20 municípios representados através de fotos, quase todas sem nenhum tipo de tratamento ou alteração. “O significado principal é a representação de todos os biomas, a exemplo do cerrado, Amazônia, Pantanal e outras subjetivas que mostram, luz, sombra e o céu de Rondônia que contribui muito para a fotografia”, disse o autor.

A curadora da exposição, Angela Schilling descreveu a proposta da apresentação como tranquila. “Tentei agrupar mais os elementos afins. Ele fala de natureza, das pessoas, da preocupação social com crianças, negros e índios. Tudo isso que se vê, o que  nos instiga a fazer uma reflexão de como melhorar”, frisou ao lembrar que a exposição permanece até o fim do mês, necessário para apreciação dos visitantes.         

O artista Júlio justifica o uso do celular pela praticidade e facilidade de acesso. "É uma tecnologia disponível para todo mundo, todos têm a possibilidade de olhar ao redor de si e captar imagens que as vezes passam batidas no cotidiano e que são mágicas. Rondônia é um verdadeiro caldeirão cultural e eu pude ver isso nessas minhas andanças, os mananciais de possibilidades, muito embora eu não seja fotógrafo profissional, mas eu consegui captar verdadeiras preciosidades do cenário da região", detalhou.

A ideia surgiu a partir de um amigo, que ao ver as fotos sugeriu que fossem compartilhadas por meio de exposição. “Porto Velho dispõe hoje da Ivan Marrocos e a Biblioteca Francisco Meirelles para realizar as exposições. A  Francisco Meirelles é o único espaço da Prefeitura aberto a essa possibilidade  a biblioteca está de parabéns”, comentou agradecendo a oportunidade.

Com o sucesso da abertura da exposição, o diretor da Biblioteca afirma se sentir satisfeito com os resultados. “O objetivo com a galeria é valorizar a arte e principalmente a cultura regional. Essa é uma exposição fotográfica que valoriza as etnias e os diversos pontos. Hoje temos ferramentas tecnológicas que podem nos proporcionar conhecimento, então quer dizer, a partir do momento que eu posso usar desse instrumento para desenvolver ou aprimorar ainda mais meu conhecimento, principalmente quando se trata da minha terra  a região que eu vivo que é a Amazônia, então é muito mais salutar”, concluiu Adson.


(Disponível em https://www.rondoniagora.com/policia/biblioteca-apresenta-exposicao-de-fotos-de-celular)
Rondoniagora.com





2016 © Rondoniagora.com - Jornal Rondoniagora é uma publicação de Central de Jornalismo, Produção, Marketing e Assessoria Ltda. Todo o noticiário, incluindo vídeos, não podem ser publicados, retransmitidos por broadcast, reescritos ou redistribuídos sem autorização escrita da direção, mesmo citando a fonte.

Avenida Guaporé, 4248 - Bairro Igarapé - Porto Velho - RO (69) 3225-9705

Desenvolvido por
Idalus Internet Solutions