Rondônia, quarta-feira, 16 de outubro de 2019
Últimas Notícias   Rondoniagora.com no Facebook Rondoniagora.com no Twitter Rondoniagora.com no Youtube

Polícia

Publicado em Quarta, 15 de Junho de 2016 - 19h01

Bombeiros orientam população sobre cuidados na hora de soltar fogos de artifícios

Da Redacao


O Corpo de Bombeiro Militar (CBM) faz um alerta à população com relação aos cuidados com as queimas de fogos de artifícios nesta época do ano, em função das festas juninas, onde os riscos de acidentes com fogos aumentam. As maiores preocupações são os rojões e os shows pirotécnicos.

Bombeiro alerta para cuidados com fogos de artifício

Com relação aos rojões, o capitão Andrade Júnior, da Diretoria de Estudos Técnicos do Corpo de Bombeiro, explicou que somente adultos podem soltar, observando a distância de 50 metros de edificações, rede elétrica, árvores e principalmente aglomeração de pessoas.

Ele lembrou que a venda de fogos de artifícios para criança e adolescente é proibida pelo Estatuto da Criança e do Adolescente. Os comerciantes não podem vender artefatos com maior potencial explosivo, como a pólvora e rojões para pessoas que têm menos de 18 anos.

Com relação ao manuseio dos fogos, ele alerta que é bom verificar que eles tenham uma base para evitar que as pessoas queimem as mãos; manter um balde de água próximo ao local da queima para colocar os rojões que falharem.

Outra situação são os shows pirotécnicos, que somente devem acontecer com autorização do Corpo de Bombeiros, que exige apresentação do documento do profissional responsável pelo show, principalmente o curso de “blaster Pirotécnico”, que habilita os profissionais para manuseio em fogos de artifícios; e a autorização da Delegacia Especializada em Controle de Armamento, Munição e Explosivo (Decame).

O Corpo de Bombeiros além de emitir um protocolo que autoriza os shows pirotécnicos, também faz a vistoria no local apresentado para conferir a presença do blaster. “As pessoas que irão participar de shows pirotécnicos devem se certificar se aquele evento tem mesmo a autorização do Corpo de Bombeiros”, alertou capitão Andrade.

O uso de fogos de artifício pode provocar queimaduras, lesões e cortes. Em caso de acidente, as pessoas devem lavar o ferimento com água corrente, evitar tocar na área queimada e não usar nenhuma substância sobre a lesão, cobrir o ferimento com pano úmido e limpo e procurar atendimento hospitalar o mais rápido possível.

Em casos mais graves as pessoas devem solicitar apoio do Corpo de Bombeiros, através do telefone 193 ou 192 que é o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência.


(Disponível em https://www.rondoniagora.com/policia/bombeiros-orientam-populacao-sobre-cuidados-na-hora-de-soltar-fogos-de-artificios)
Rondoniagora.com





2016 © Rondoniagora.com - Jornal Rondoniagora é uma publicação de Central de Jornalismo, Produção, Marketing e Assessoria Ltda. Todo o noticiário, incluindo vídeos, não podem ser publicados, retransmitidos por broadcast, reescritos ou redistribuídos sem autorização escrita da direção, mesmo citando a fonte.

Avenida Guaporé, 4248 - Bairro Igarapé - Porto Velho - RO (69) 3225-9705

Desenvolvido por
Idalus Internet Solutions