Rondônia, quarta-feira, 23 de janeiro de 2019
Últimas Notícias   Rondoniagora.com no Facebook Rondoniagora.com no Twitter Rondoniagora.com no Youtube

Polícia

Publicado em Quarta, 18 de Maio de 2016 - 15h57

Câmeras de vídeo monitoram 24 horas por dia movimento no Hospital de Base

Da Secom - Por Montezuma Cruz


O Hospital de Base Dr. Ary Pinheiro, de Porto Velho, um dos maiores da Amazônia Brasileira, instalou dez câmeras de segurança e dá sequência ao projeto visando tornar suas dependências mais seguras.

“Felizmente mudamos, e aos poucos a tendência é chegar ao rigor máximo. O fluxo de pacientes e de usuários em trânsito, entradas e saídas, está melhor controlado”, disse nessa terça-feira (17) o diretor-geral do HB, Nilson Paniágua.

Até então, não havia qualquer controle do movimento do pátio de estacionamento de ambulâncias, no qual pelo menos 20 chegam e saem diariamente com destino a municípios do interior. Segundo o diretor, as câmeras gravam todo movimento no terreno, “de domingo a domingo”. Da mesma forma, os pontos cruciais de vigilância são hoje observados na câmera de controle da segurança patrimonial.

Paralelamente às câmeras, foram colocadas catracas eletrônicas e brevemente serão instalados aparelhos de TV em circuito interno, com programação diária e permanente orientando os usuários do hospital.

“Vamos alertar constantemente as pessoas a respeito da higienização das mãos e de objetos que não devem ser usados dentro do hospital, a exemplo de brincos, colares, pulseiras e outros adornos sujeitos ao acúmulo de sujeira, e que concorrem para infecções”, disse Nilson Paniágua.

Segundo ele, mais câmeras serão brevemente instaladas, facilitando sobretudo a elaboração de relatórios de atividades e a abertura de sindicâncias para apurar possíveis irregularidades.

COTIDIANO NA TELA

Câmeras que já funcionam tornaram mais seguras a recepção, a Central de Óbitos, corredores de acesso à maternidade e à sala do Método Canguru, enfermaria especializada em cuidados com bebês prematuros.

Duas foram instaladas ao lado da Central de Óbitos para cobrir toda área situada entre o HB, a guarita e o Hospital Infantil Cosme Damião, que fica ao lado. Ela também vigia o acesso à ala de psiquiatria e o refeitório.

Pediatria, Oncopediatria, Berçário e UTI Neonatal estão na mira de uma das câmeras. Outra foi instalada na área de acesso ao pronto-socorro, raios-X e sala de tomografia.

Na sala de controle, o funcionário Acácio Gonçalves demonstra o funcionamento das câmeras, cuja filmagem pode ser consultada a qualquer momento pela direção do HB, por autoridades da saúde e policiais, conforme a necessidade.

Da meia-noite de segunda-feira (16) até as 3h45 dessa terça-feira (17), por exemplo, são vistos plantonistas trocando turno, funcionários conversando e pessoas que transitam pela recepção nos corredores de acessos às principais dependências.

“A limpeza dos corredores é feita sempre à meia-noite, quando há pouco movimento”, contou Gonçalves.


(Disponível em https://www.rondoniagora.com/policia/cameras-de-video-monitoram-24-horas-por-dia-movimento-no-hospital-de-base)
Rondoniagora.com





2016 © Rondoniagora.com - Jornal Rondoniagora é uma publicação de Central de Jornalismo, Produção, Marketing e Assessoria Ltda. Todo o noticiário, incluindo vídeos, não podem ser publicados, retransmitidos por broadcast, reescritos ou redistribuídos sem autorização escrita da direção, mesmo citando a fonte.

Avenida Guaporé, 4248 - Bairro Igarapé - Porto Velho - RO (69) 3225-9705

Desenvolvido por
Idalus Internet Solutions