Rondônia, sábado, 24 de agosto de 2019
Últimas Notícias   Rondoniagora.com no Facebook Rondoniagora.com no Twitter Rondoniagora.com no Youtube

Polícia

Publicado em Sexta, 15 de Abril de 2016 - 20h37

Casos de dengue em Rondônia cresceram 264% em um ano

Da Redacao


O último boletim epidemiológico divulgado pela Agência Estadual de Vigilância em Saúde (Agevisa) mostra um aumento de 264,88% nos casos de dengue em Rondônia. São pelo menos 13 municípios com surto da doença.  Os dados são relativos a 3 de janeiro a 12 de abril deste ano, comparados com o mesmo período do ano passado.

Na contramão desse crescimento aparece Cacaulândia, município com 6.367 habitantes, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), sem nenhum registro da doença. Segundo a setor de endemias do município, o trabalho foi intensificado e não há sequer, casos suspeitos da doença.

“Nós intensificamos o trabalho de visitas nas casas. Toda semana passamos em todos os 1.185 imóveis da área urbana e temos muito apoio da população. Fizemos um trabalho com telas em fossas, caixas d’água. Tentamos eliminar todos os criadouros do mosquito. Naquelas em que é responsabilidade do município de fazer a limpeza, nós cobramos dele e com isso temos obtido sucesso na eliminação dos criadouros do mosquito”, explica Priscila Leite Reis Bortoluzzi, diretora de endemias de Cacaulândia.

Na área rural do município, Priscila afirma que tem trabalhado com palestras, orientações em escolas e igrejas. “Somos um município pequeno, mas temos a colaboração de todas as famílias. Isso é muito importante. Todos abraçaram a causa”, garante a diretora.

Além de Cacaulândia, Cujubim e Governador Jorge Teixeira ainda não registraram casos da dengue neste ano. No entanto, em Cujubim há seis casos suspeitos. Já em Governador Jorge Teixeira são 13 casos suspeitos de dengue, dois de zika e seis de chikungunya. Até esta sexta-feira (15), data da publicação do boletim epidemiológico da Agevisa, nenhum caso nesses municípios foram confirmados.

Surto de dengue

Já em Buritis, Cabixi, Cerejeiras, Espigão d’Oeste, Ministro Andreazza, Parecis, Pimenta Bueno, Pimenteiras do Oeste, Rio Crespo, Rolim de Moura, Santa Luzia d’Oeste, São Felipe d’Oeste e Seringueiras a situação é ruim. Todos os 13 municípios estão em surto da doença. Em Rolim de Moura, pelo  menos uma morte já foi registrada tendo como causa a dengue. O município já confirmou 327 casos de dengue, três de zika e um de chikungunya. Com relação as visitas ao imóveis, o município informou ter visitado apenas 15%.

Em todo o estado, segundo dados da Agevisa, foram confirmados 16 casos de chikungunya e 61 de zika.


(Disponível em https://www.rondoniagora.com/policia/casos-de-dengue-em-rondonia-cresceram-264-em-um-ano)
Rondoniagora.com





2016 © Rondoniagora.com - Jornal Rondoniagora é uma publicação de Central de Jornalismo, Produção, Marketing e Assessoria Ltda. Todo o noticiário, incluindo vídeos, não podem ser publicados, retransmitidos por broadcast, reescritos ou redistribuídos sem autorização escrita da direção, mesmo citando a fonte.

Avenida Guaporé, 4248 - Bairro Igarapé - Porto Velho - RO (69) 3225-9705

Desenvolvido por
Idalus Internet Solutions