Rondônia, quinta-feira, 21 de janeiro de 2021
Últimas Notícias   Rondoniagora.com no Facebook Rondoniagora.com no Twitter Rondoniagora.com no Youtube

Polícia

Publicado em Quarta, 05 de Maio de 2010 - 09h01

Começa julgamento dos envolvidos na chacina de 27 detentos do presídio Urso Branco

RONDONIAGORA


Após quase uma década, começou há poucos minutos um dos julgamentos mais aguardados da história de Rondônia , dos envolvidos na chacina de 27 presos, ocorrida em janeiro de 2002 no presídio Urso Branco em Porto Velho. Nesta primeira fase, que segue até o próximo dia 25, serão julgados 16 réus, todos presos que foram apontados como envolvidos na matança.

No banco dos réus nesta quarta-feira, estão Michel Alves das Chagas, vulgo “Chimalé”, que estava foragido e foi preso em dezembro último. O outro é Anselmo Garcia de Almeida, o “Fininho”. O juiz Aldemir de Oliveira é quem vai presidir todos os júris. Na seção de hoje, a acusação será por conta dos promotores de justiça Renato Puppio e Cláudio Wolff.

A chacina teve início com uma tentativa de fuga frustrada e que acabou se transformando em rebelião. Presos de facções rivais acabaram entrando em confronto e como conseqüência, 27 deles acabaram executados. Além dos presos julgados nessa primeira fase, outras 33 pessoas foram apontadas como responsáveis pela matança. Entre estes, estão funcionários do sistema penitenciário e policiais militares.

Por conta desse massacre, o Brasil foi denunciado à Corte Interamericana de Direitos Humanos da OEA.

Mais mortes

Em 2004, o presídio foi alvo de nova matança. Desta feita, 14 detentos foram executados e esquertejados publicamente. As vítimas eram mortas no alto de uma caixa d′água, de onde seus membros como cabeça e braços eram atirados ao chão. Outros, depois de assassinados, tiveram os corpos pendurados na caixa d′água.

Rondoniagora.com





2016 © Rondoniagora.com - Jornal Rondoniagora é uma publicação de Central de Jornalismo, Produção, Marketing e Assessoria Ltda. Todo o noticiário, incluindo vídeos, não podem ser publicados, retransmitidos por broadcast, reescritos ou redistribuídos sem autorização escrita da direção, mesmo citando a fonte.

Avenida Guaporé, 4248 - Bairro Igarapé - Porto Velho - RO (69) 3225-9705

Desenvolvido por
Idalus Internet Solutions