Rondônia, quarta-feira, 23 de janeiro de 2019
Últimas Notícias   Rondoniagora.com no Facebook Rondoniagora.com no Twitter Rondoniagora.com no Youtube

Polícia

Publicado em Terça, 26 de Julho de 2016 - 20h22

Conselho de Governança do Movimento Rondônia pela Educação será empossado amanhã

Da Redacao


Composto por 25 membros, o Conselho de Governança do Movimento Rondônia Pela Educação, tomará posse em solenidade que acontece nesta quarta-feira, 27 de julho, às 8 horas, no salão de convenções da Federação das Indústrias do Estado de Rondônia (Fiero). O Movimento Rondônia pela Educação, lançado em maio deste ano, na capital, conta com a adesão de mais de cinquenta instituições e órgãos privados e públicos, que assinaram o termo de adesão com o objetivo de melhorar os indicadores da educação local.

O presidente do Sistema Fiero, Marcelo Thomé, que encabeça o Conselho, destaca que a experiência bem-sucedida gestada pela Fiesc motivou a Federação das Indústrias de Rondônia a replicar no Estado, o Movimento Rondônia pela Educação com a proposta reunir representantes dos setores econômicos, dos sindicatos patronais e de trabalhadores, dos setores educacionais, da sociedade civil e do Poder Público, comprometidos com a causa de contribuir para Rondônia, entrar em uma rota de inovação e de desenvolvimento social econômico, tendo como mola propulsora a educação.

Sobre as diretrizes, Marcelo Thomé destaca que cabe ao cabe ao Conselho de Governança do Movimento Rondônia pela Educação, acompanhar a evolução das metas do Movimento; acompanhar os indicadores de Educação Básica e Profissional do Estado de Rondônia, tomando como referência o Plano Estadual de Educação. Propor ações complementares para o alcance das metas e a melhoria dos indicadores educacionais, em regime de colaboração e de articulação entre Estado, municípios, instituições de ensino, terceiro setor e indústrias.

Thomé acrescenta que efetivamente o Conselho vai contribuir no processo de disseminação das ações propostas pelo Movimento, que inclui mobilizar novos parceiros para contribuir com o alcance das metas propostas pelo Movimento. Propor ações que possam efetivar uma participação cada vez maior do setor industrial em prol do Movimento. Acompanhar ações que: privilegiem uma maior participação dos pais ou responsáveis na educação dos filhos; promovam maior atratividade pela carreira do Magistério, da Educação Básica e Profissional entre os jovens; ampliem os investimentos em Educação, especialmente para a Educação Básica, Profissional e Tecnológica.

A coordenadora estadual do Movimento, Raquel Serbino explica que o Conselho terá responsabilidades especificas como articulação política e relações institucionais, análise e aprovação do planejamento anual e relatório de atividades do ano anterior, promoção e cobrança da execução das ações planejadas, acompanhamento do cumprimento de diretrizes, objetivos e metas estabelecidas.

O Conselho de Governança realizará três reuniões ordinárias para aprovar planejamento do ano, acompanhar as ações e avaliar ano anterior. Reuniões extraordinárias para eventuais necessidades observadas pelo Comitê Estadual com a participação do núcleo fixo/constante do Conselho e, quando necessário, um grupo flexível.

Membros do Conselho de Governança do Movimento Rondônia pela Educação

Marcelo Thomé de Almeida- Presidente da Fiero;

Confúcio Ayres Moura – Governador do Estado de Rondônia

Fatima Gaviole - Secretária de Estado de Educação

Francisca Batista da Silva - Presidente do Conselho Estadual de Educação

Raquel Volpato Serbino – Coordenadora Estadual do Movimento Rondônia pela Educação

Elizabeth Urban - Superintendente do Sesi/RO

Valério Duarte - Diretor Regional do Senai/RO

Edgar Superintendente do IEL/RO

Leiva Custódio Pereira - Presidente da UNDIME/RO - União dos Dirigentes Municipais de Educação de Rondônia

Ari Miguel Teixeira Ott – Reitor Pro Tempore da Fundação Universidade de Rondônia - UNIR

Uberlando Tiburtino Leite - Reitor do Instituto Federal de Rondônia IFRO

Valdemar Camata Junior -  Diretor superintendente do SEBRAE

Augusto de Medeiros Pellucio -  Presidente em Exercício  do Sindicato das Escolas de Ensino Superior – SINEPE

Desembargador Sansão Batista Saldanha- Presidente do Tribunal de Justiça do Estado de Rondônia

Airton Pedro Marim Filho – Procurador Geral do Ministério Público do Estado de Rondônia

Francisco Elber Souza de Oliveira – presidente da Fundação Rondônia de Amparo a Ações Cientificas e Tecnológicas e a Pesquisa do Estado de Rondônia – FAPERO

General de Brigada Ricardo Augusto Ferreira Costa Neves- 17ª Brigada de Infantaria de Selva

Deputado Estadual Maurão de Carvalho – Presidente da Assembleia Legislativa do Estado de Rondônia.

Andrey Cavalcante, presidente da Ordem dos Advogados do Brasil-OAB, seccional Rondônia.

Conselheiro Edilson De Sousa Silva – Presidente do Tribunal de Contas do Estado de Rondônia.

Desembargador Francisco Jose Pinheiro Cruz, Presidente do Tribunal Regional do Trabalho TRT 14ª /Região.

Jurandir de Oliveira, Presidente da Associação Rondoniense de Municípios AROM

Ranieri Coelho, presidente da Fecomércio

Hélio Dias de Souza, presidente da Federação da Agricultura e Pecuária de Rondônia - FAPERON

Antônio Campanari, diretor da Rede Amazônica


(Disponível em https://www.rondoniagora.com/policia/conselho-de-governanca-do-movimento-rondonia-pela-educacao-sera-empossado-amanha)
Rondoniagora.com





2016 © Rondoniagora.com - Jornal Rondoniagora é uma publicação de Central de Jornalismo, Produção, Marketing e Assessoria Ltda. Todo o noticiário, incluindo vídeos, não podem ser publicados, retransmitidos por broadcast, reescritos ou redistribuídos sem autorização escrita da direção, mesmo citando a fonte.

Avenida Guaporé, 4248 - Bairro Igarapé - Porto Velho - RO (69) 3225-9705

Desenvolvido por
Idalus Internet Solutions