Rondoniagora.com

Rondônia, 05 de Outubro de 2022
Banner
Siga o Rondoniagora

Polícia

Consórcio SIM apoia projeto ‘Vidas por Vidas’ e transporta doadores de sangue

Sexta-feira, 15 Abril de 2016 - 20:29 | Da Redacao


O Consórcio do Sistema Integrado Municipal de Transporte de Passageiros (SIM) participa, nesse sábado (16), do projeto “Vidas por Vidas”, para incentivar a doação de sangue à Fundação de Hematologia e Hemoterapia de Rondônia (Fhemeron). Um ônibus da empresa irá transportar gratuitamente 42 doadores entre Jaci-Paraná e Porto Velho. A iniciativa é promovida pela Igreja dos Jovens Adventistas e pretende garantir a coleta de 150 bolsas de sangue.

“Sabemos da grande necessidade da Fhemeron e não poderíamos deixar de contribuir. Garantindo o transporte gratuito, ida e volta, desses moradores de Jaci-Paraná, temos certeza que incentivamos a doação”, explicou a diretora executiva do Consórcio SIM, Elizabete Barufaldi, destacando que a realização constante de ações sociais é um compromisso da empresa.

Segundo a assistente social da Fhemeron, Maria Luiza Pereira, o estoque da fundação está muito baixo e quase não há mais bolsas de sangue tipo O negativo. “A Fhemeron necessita demais de doações, afinal, quem precisa de sangue precisa de vida e tem muita pressa. A ajuda do SIM nessa ação de sábado será fundamental para a fundação”, disse.

A Fhemeron tem recebido uma média de 80 doadores/dia, quando precisa de no mínimo 100 doações diárias para manter o estoque equilibrado. A expectativa é que, somente nesse sábado, sejam coletadas 150 bolsas. A ação será realizada das 8h às 16h, na sede da fundação, na avenida Jorge Teixeira, 3766 – ao lado do Hospital de Base Dr. Ary Pinheiro.

Qualquer pessoa pode contribuir para projeto “Vidas por Vidas”, dirigindo-se à Fhemeron e oferecendo-se como doador. Tendas serão montadas na área externa da unidade para atender a demanda da ação e será oferecida alimentação aos participantes. Para doar é preciso levar um documento original de identidade com foto, ter peso superior a 50 quilos, idade entre 16 e 69 anos, não estar em jejum e não ter ingerido alimentos gordurosos nas últimas três horas.

Os doadores de Jaci-Paraná que participarão da iniciativa serão transportados em ônibus do SIM, disponibilizado gratuitamente pela empresa. O veículo utilizado na ação não faz parte da frota que atende diariamente a população de Porto Velho e, por isso, nenhuma linha regular será desfalcada.

Ações sociais

Desde o início das operações, o Consórcio SIM realiza iniciativas em prol de entidades da capital e apoia campanhas sociais. “Está no nosso planejamento ajudar, pelo menos, uma instituição por mês, como temos feito desde janeiro, quando começamos as atividades em Porto Velho”, diz Elizabete Barufaldi.

A primeira ação foi em 24 de janeiro deste ano, quando a empresa destinou 10% de todo o faturamento do dia para o Hospital de Câncer de Barretos (HCB). A instituição recebeu R$ 3.751,41. A segunda entidade beneficiada foi o Hospital Santa Marcelina, com R$ 4.041,96. O valor corresponde a 10% do total de passagens utilizadas no dia 31 de janeiro.

No carnaval, em fevereiro, o SIM aderiu à campanha “Curta a fantasia, mas caia na real: use a camisinha”. Ônibus rodaram com adesivos nos vidros traseiros externos (busdoors) e cartazes na parte interna. Folhetos informativos e preservativos também foram distribuídos nos veículos e lojas do SIM. A empresa doou todo o espaço de divulgação, em 100 ônibus, e ficou responsável pela distribuição do material educativo.

Já em março, o consórcio entrou na luta contra o mosquito aedes aegypti, transmissor dos vírus da zika, dengue e chikungunya. Veículos estão circulando com adesivos nas laterais externas de veículos, com o desenho do mosquito dentro do símbolo universal de “proibido”. Também nesse mês, durante dois dias, ônibus foram disponibilizados gratuitamente para a campanha “Sesi contra o aedes aegypti”. Alunos do ensino médio do Sesi Escola distribuíram cerca de 800 armadilhas especiais contra o mosquito para residências do bairro Marcos Freire, na Zona Leste.

Além disso, a empresa destinou 10% de todo o faturamento das passagens dos ônibus utilizadas no dia 27 do mês passado para o Núcleo de Apoio à Criança com Câncer (NACC).

Rondoniagora.com

SIGA-NOS NO Rondoniagora.com no Google News